Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30346
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVieira, Carlos Roberto-
dc.date.accessioned2020-11-11T18:45:11Z-
dc.date.available2020-11-11T18:45:11Z-
dc.date.issued1995-
dc.identifier.citationVIEIRA, Carlos Roberto. O papel do professor nos anos 80: uma análise a partir da reflexão de Florestan Fernandes. 1995. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.1995.17.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30346-
dc.description.abstractThis study aims to understand the formation and the role of the teacher, in his theory and practice, as an intellectual within his field of work, and to see how the interference of this practice can contribute to the transformation of society. For this, we used the discourse addressed in the specific works on education, by the intellectual and politician Florestan Fernandes, as well as the Gramscian studies on hegemony, the organic intellectual and the philosophy of praxis. The 1980s was considered mainly due to the effervescence of the changes that occurred in the historical context, in economic, social and political terms, at that time, both at the international and national levels. In this perspective, therefore, we sought to discuss and rethink about teacher training courses, as intellectuals and researchers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAnos 80pt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFlorestan Fernandespt_BR
dc.subjectThe 80spt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.titleO papel do professor nos anos 80: uma análise a partir da reflexão de Florestan Fernandespt_BR
dc.title.alternativeThe role of the teacher in the 1980s: an analysis based on the reflection of Florestan Fernandespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Fernando Antonio Leite de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6959872981964065pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0113186878698129pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetiva buscar compreender a formação e o papel do professor, em sua teoria e prática, enquanto intelectual dentro de seu campo de trabalho, e verificar como a interferência dessa prática pode contribuir para a transformação da sociedade. Para isso, recorreu-se ao discurso abordado nas obras específicas sobre educação, do intelectual e político Florestan Fernandes, como também aos estudos gramscianos sobre a hegemonia, o intelectual orgânico e a filosofia da práxis. Considerou-se, principalmente, a década de 80 devido à efervescência das mudanças ocorridas no contexto histórico, em termos econômicos, sociais e políticos, daquele momento, tanto a nível internacional como nacional. Nessa perspectiva, portanto, buscou-se discutir e repensar sobre os cursos formadores de professores, enquanto intelectuais e pesquisadores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration143pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.1995.17pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfd16302-ee2f-45f4-9ec7-dc0f71f78fb9-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PapelProfessorAnos.pdfDissertação5.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons