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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30334
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Pedagogia empresarial: que conhecimento e espaço são estes? |
Título (s) alternativo (s): | Business pedagogy: what knowledge and space are these? |
Autor: | Boldrin, Leila Conceição Favaro |
Primer orientador: | Carmo, Apolônio Abadio do |
Primer miembro de la banca: | Schulz, Almiro |
Segundo miembro de la banca: | Silva, Marcelo Soares Pereira da |
Resumen: | Este estudo teve como objetivo analisar a estrutura organizacional dos cursos de Pedagogia Empresarial do país, buscando apreender quando e em que contextos surgiram. Para tanto, realizamos um levantamento em nível nacional do número de cursos de Pedagogia Empresarial existentes, encontrando treze instituições que mantém cursos regulares, das quais, porém, apenas três enviaram a documentação solicitada, tendo se restringido nosso estudo aos cursos do CEPEMG — Centro de Estudos Pedagógicos de Minas Gerais, localizado em Belo Horizonte/MG; UESA — Universidade Estácio de Sá, localizada no Rio de Janeiro/RJ ; e UFU - Universidade Federal de Uberlândia, localizada em Uberlândia/MG. Dentro de cada curso, analisamos e comparamos os seus objetivos, justificativas, grades curriculares, ementas, bibliografias, formação e titulação dos professores e seu envolvimento com a área e a relação do curso com a graduação em pedagogia. Para contextualização da análise dos dados, apresentamos no primeiro capítulo uma síntese da evolução histórica do curso de pedagogia no Brasil. Evidenciamos que esse curso não teve ao longo de sua história no país, um campo de conhecimento e atuação bem definidos e esclarecidos. Este fato provocou, em função de necessidades dos pedagogos e da própria transformação da sociedade, a busca pela inserção do profissional de pedagogia dentro das empresas, mesmo que disputando espaço com outros profissionais do desenvolvimento de Recursos Humanos. No segundo capítulo tratamos da pós-graduação no Brasil, realizando uma síntese histórica no país e, mais especificamente, da modalidade lato sensu. O estudo mostra que esse campo revelou—se vantajoso para o setor privado, que viu na flexibilidade normativa e no baixo custo relativo desses cursos, aliado à grande demanda do mercado de trabalho por qualificação técnica—profissional em consequência da conjuntura sócio-econômica do momento, uma boa oportunidade de crescimento, criando os mais variados cursos que, não raro, podem mostrar—se inconsistentes com os objetivos de suas disciplinas ou os discursos de suas áreas acadêmicas, ou até mesmo vazios de conteúdo, sem qualquer rigor científico ou metodológico. No terceiro capítulo realizamos uma discussão sobre os aspectos diretamente relacionados à Pedagogia Empresarial no tocante às razões pelas quais o curso foi criado e estruturado. A relação educação e trabalho, bem como o modo capitalista de produção foi trabalhado, bem como a reestruturação produtiva do capital no último século. Apresentamos ainda as idéias que perpassam a inserção da pedagogia dentro das empresas e os fundamentos da Pedagogia Empresarial. Ficou evidente que o curso se estrutura principalmente em torno do conceito de Qualidade Total, 0 qual mostra—se como mais uma face da reestruturação produtiva capitalista, sendo uma continuidade das idéias de administração científica iniciadas pelo taylorismo, tendo em vista a exploração, cooptação, controle e sedução do trabalhador. No quarto capítulo apresentamos os resultados do trabalho de campo realizado nos três cursos pesquisados. Finalmente, chegamos à conclusão que o curso de Pedagogia Empresarial não possui conhecimento próprio, e a maior parte de seus conteúdos e bibliografia são da área da administração de empresas, ficando os conhecimentos relativos à pedagogia relegados a segundo plano. Além disso, seus professores, em sua grande maioria, estão íntima e plenamente ligados ao mundo empresarial, existindo pouca relação entre essa especialização e os conhecimentos veiculados na graduação em pedagogia. Acreditamos que para garantir o mínimo de coerência interna, os cursos de Pedagogia Empresarial devem redefinir seus objetivos, na busca de uma visão mais crítica, pedagógica e menos empresarial. Caso isto não ocorra, estes cursos correm o risco de tornarem-se apenas mais um instrumento do capitalismo utilizado na cooptação e subordinação do trabalhador às suas regras e interesses. |
Abstract: | This study had as objective to analyze the organizational structure of the courses of Managerial Pedagogy of the country, looking for to apprehend when and in which contexts it appeared. For so much, we accomplished a research in national level about the number of existent courses of Managerial Pedagogy, finding thirteen institutions that it maintains regular courses, of the which, even so, just three sent the requested documentation, having restricted our study to the courses of CEPEMG - Centro de Estudos Pedagógicos de Minas Gerais, located in Belo Horizonte/MG; UESA _ Universidade Estácio de Sá, located in Rio of Janeiro/RJ; and UFU — Universidade Federal de Uberlândia, located in Uberlândia/MG. Inside of each course, we analyzed and compared its objectives, vindicative, curricular tables, contents, bibliographies, teachers' formation and his involvement with the area and relationship of the course with the graduation in pedagogy. To situate the analysis of the data, we presented in the first chapter a synthesis of the historical evolution of the pedagogy course in Brazil. We evidenced that course didn't have along its history in the country, a knowledge field and action very defined. This fact provoked, in function of the educators' needs and of the transformation of the society, the search for the pedagogy professional's insert inside of the companies, even if disputing space with other professionals of the development of human resources. In the second chapter we were about the post—graduation in Brazil, accomplishing a historical synthesis in the country and, more specifically, of the modality lato sensu. The study exhibit that that field revealed advantageous for the private sector, that saw in the normative flexibility and in the low relative cost of those courses, ally to the great demand of the labor market for qualification technique- professional in consequence of the socioeconomic conjuncture of the moment, a good growth opportunity, creating the most varied courses than, not rare, can show itself inconsistent with the objectives of its disciplines or the discourse of its academic areas, or even content emptiness, without any scientific or methodological rigidity. In the third chapter we accomplished a discussion on the aspects directly related to the Managerial Pedagogy concerning the reasons for the which the course was created and Structured. The relationship education and work, as well as the capitalist way of production was worked, as well as the productive restructuring of the capital in the last century. We still presented the ideas that support the insert of the pedagogy inside the companies and the bases of the Managerial Pedagogy. It was evident that the course structures itself mainly around the concept of Total Quality, which is shown as more a face of the capitalist productive restructuring, being a continuity of the ideas of scientific administration begun by the taylorism, tends in view the exploration, control and the worker's seduction. In the fourth chapter we presented the results of the field work accomplished in the three researched courses. Finally, we reached the conclusion that the course of Managerial Pedagogy doesn’t possess own knowledge, and most of its contents and bibliography are of the area of the administration of companies, being the knowledge relative to the pedagogy relegated to second plan. Besides, its teachers, in its great majority, are intimate and fully linked to the managerial world, existing little relationship among that specialization and the knowledge transmitted in the graduation in pedagogy. We believe that to guarantee the minimum of inner coherence, the courses of Managerial Pedagogy must to redefine its objectives, in the search of a more critical, pedagogic and less managerial vision. In case this doesn't happen, these courses take the risk of be just turned in more an instrument of the capitalism, used in the seduction and subordination of the worker to its rules and interests. |
Palabras clave: | Pedagogia Empresas Pedagogy Companies |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tema: | Pedagogia Empresas Conhecimento |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | BOLDRIN, Leila Conceição Favaro. Pedagogia empresarial: que conhecimento e espaço são estes?. 2000. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2000.43. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2000.43 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30334 |
Fecha de defensa: | 2000 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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