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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Terrorismo ou Revolução?: a produção de sentido nas críticas das revistas Veja e Carta Capital sobre o filme V de Vingança
Título(s) alternativo(s): Terrorism or Revolution?: the production of meaning in the critics of Veja and Carta Capital magazines about the movie V for Vendetta
Autor(es): Inácio, Bruno da Silva
Primeiro orientador: Sousa, Gerson de
Primeiro membro da banca: Santos, Vanessa Matos dos
Segundo membro da banca: Maia, Marta Regina
Terceiro membro da banca: Cury, Lucilene
Quarto membro da banca: Côrtes Ribeiro, Nuno Manna Nunes
Resumo: O trabalho pretende compreender, sob a ótica da análise cultural, a produção de sentido na construção das críticas culturais publicadas nas revistas Veja e Carta Capital, sobre o filme V de Vingança, lançado em 2005, com direção do cineasta James McTeigue. A proposta é buscar a compreensão das múltiplas produções de sentido diante de um mesmo objeto – o filme V de Vingança – sem deixar de lado outras discussões, como até que ponto os textos ainda refletem os pensamentos de seus autores, além de averiguar se há determinação editorial ou ideológica exercida pelos veículos sobre seus críticos de cinema. Ao longo da pesquisa, foi possível constatar que os posicionamentos ideológicos adotados por ambos os críticos, mesmo que em polos totalmente opostos, foram essenciais para que interpretassem o filme V de Vingança. Desse modo, destacaram tudo aquilo que era pertinente em relação ao seu posicionamento político – à direita no caso de Isabela Boscov e à esquerda no caso de Pablo Villaça – e ignoraram ou distorceram o que não condizia. Sendo assim, torna-se perceptível o papel da ideologia no momento de analisar um objeto, no caso, um longa-metragem.
Abstract: The work intends to understand, from the perspective of cultural analysis, the production of meaning in the construction of cultural criticisms published in the magazines Veja and Carta Capital, about the movie V for Vengeance, released in 2005, directed by filmmaker James McTeigue. The proposal is to seek an understanding of the multiple productions of meaning in the face of the same object – the V for Vendetta film – without neglecting other discussions, such as the extent to which the texts still reflect the thoughts of their authors, in addition to ascertaining whether there is determination editorial or ideological role exercised by the media on their film critics. Throughout the research, it was possible to verify that the ideological positions adopted by both critics, even if in totally opposite poles, were essential for them to interpret the movie V for Vendetta. In this way, they highlighted everything that was pertinent in relation to their political positioning – on the right in the case of Isabela Boscov and on the left in the case of Pablo Villaça – and ignored or distorted what did not fit. Thus, the role of ideology becomes noticeable when analyzing an object, in this case, a feature film..
Palavras-chave: Jornalismo Cultural
Distopia
Estudos culturais
Cinema
Cultural Journalism
Dystopia
Cultural studies
Movie theater
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::TEORIA E ETICA DO JORNALISMO
Assunto: Crítica cinematográfica
Crítica textual
Jornalismo e cinema
Estudos interculturais
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Referência: INÁCIO, Bruno da Silva. Terrorismo ou Revolução?: a produção de sentido nas críticas das revistas Veja e Carta Capital sobre o filme V de Vingança. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3923
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3923
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30300
Data de defesa: 28-Ago-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

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