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dc.creatorInácio, Bruno da Silva-
dc.date.accessioned2020-11-05T18:43:01Z-
dc.date.available2020-11-05T18:43:01Z-
dc.date.issued2020-08-28-
dc.identifier.citationINÁCIO, Bruno da Silva. Terrorismo ou Revolução?: a produção de sentido nas críticas das revistas Veja e Carta Capital sobre o filme V de Vingança. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3923pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30300-
dc.description.abstractThe work intends to understand, from the perspective of cultural analysis, the production of meaning in the construction of cultural criticisms published in the magazines Veja and Carta Capital, about the movie V for Vengeance, released in 2005, directed by filmmaker James McTeigue. The proposal is to seek an understanding of the multiple productions of meaning in the face of the same object – the V for Vendetta film – without neglecting other discussions, such as the extent to which the texts still reflect the thoughts of their authors, in addition to ascertaining whether there is determination editorial or ideological role exercised by the media on their film critics. Throughout the research, it was possible to verify that the ideological positions adopted by both critics, even if in totally opposite poles, were essential for them to interpret the movie V for Vendetta. In this way, they highlighted everything that was pertinent in relation to their political positioning – on the right in the case of Isabela Boscov and on the left in the case of Pablo Villaça – and ignored or distorted what did not fit. Thus, the role of ideology becomes noticeable when analyzing an object, in this case, a feature film..pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectJornalismo Culturalpt_BR
dc.subjectDistopiapt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCultural Journalismpt_BR
dc.subjectDystopiapt_BR
dc.subjectCultural studiespt_BR
dc.subjectMovie theaterpt_BR
dc.titleTerrorismo ou Revolução?: a produção de sentido nas críticas das revistas Veja e Carta Capital sobre o filme V de Vingançapt_BR
dc.title.alternativeTerrorism or Revolution?: the production of meaning in the critics of Veja and Carta Capital magazines about the movie V for Vendettapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Gerson de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4315543987857344pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Vanessa Matos dos-
dc.contributor.referee2Maia, Marta Regina-
dc.contributor.referee3Cury, Lucilene-
dc.contributor.referee4Côrtes Ribeiro, Nuno Manna Nunes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7925306087628441pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO trabalho pretende compreender, sob a ótica da análise cultural, a produção de sentido na construção das críticas culturais publicadas nas revistas Veja e Carta Capital, sobre o filme V de Vingança, lançado em 2005, com direção do cineasta James McTeigue. A proposta é buscar a compreensão das múltiplas produções de sentido diante de um mesmo objeto – o filme V de Vingança – sem deixar de lado outras discussões, como até que ponto os textos ainda refletem os pensamentos de seus autores, além de averiguar se há determinação editorial ou ideológica exercida pelos veículos sobre seus críticos de cinema. Ao longo da pesquisa, foi possível constatar que os posicionamentos ideológicos adotados por ambos os críticos, mesmo que em polos totalmente opostos, foram essenciais para que interpretassem o filme V de Vingança. Desse modo, destacaram tudo aquilo que era pertinente em relação ao seu posicionamento político – à direita no caso de Isabela Boscov e à esquerda no caso de Pablo Villaça – e ignoraram ou distorceram o que não condizia. Sendo assim, torna-se perceptível o papel da ideologia no momento de analisar um objeto, no caso, um longa-metragem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration96pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::TEORIA E ETICA DO JORNALISMOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3923pt_BR
dc.crossref.doibatchidfff3202a-c26c-41b3-b6c6-bc8e35fbd2a3-
dc.subject.autorizadoCrítica cinematográficapt_BR
dc.subject.autorizadoCrítica textualpt_BR
dc.subject.autorizadoJornalismo e cinemapt_BR
dc.subject.autorizadoEstudos interculturaispt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

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