Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30260
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-8549-6580 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Desenvolvimento profissional e formação contínua de professores: contribuições do mestrado em educação |
Título (s) alternativo (s): | Professional development and continuing teacher education: Master's degree contributions in education |
Autor: | Fidelis, Renata Altair |
Primer orientador: | Guimarães, Selva |
Primer miembro de la banca: | Nunes, Silma do Carmo |
Segundo miembro de la banca: | Campos, Vanessa Therezinha Bueno |
Resumen: | A pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU) para o desenvolvimento profissional e a formação contínua de professoras egressas que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, em 2018. Para tanto, consideramos os seguintes questionamentos: Por que as docentes desses níveis de ensino realizam a pós-graduação stricto sensu como modalidade de formação contínua? Quais as relações entre a formação inicial na graduação e a formação contínua na pós-graduação? Quais mudanças ocorrem nas concepções, crenças e saberes das professoras, no que tange ao fazer pedagógico, ao cursarem o Mestrado em Educação? Há modificações significativas na carreira docente após a obtenção desse título? A investigação se situa no campo da abordagem qualitativa da pesquisa educacional, em que foram utilizados documentos das políticas públicas acerca de formação e profissionalização de professores, questionários e entrevistas orais com cinco colaboradoras. O estudo demonstrou a relevância da pós-graduação stricto sensu como lócus da formação contínua e do desenvolvimento profissional. |
Abstract: | The research had the objective of analyzing the contributions of the Master’s Program in Education of the Post-Graduation Program in Education of the Federal University of Uberlândia (PGPE/FUU) in the professional development and continuous training of teachers who work in Early Childhood Education and Elementary School of municipal public school system of Uberlândia, Minas Gerais, Brazil, in 2018. In this regard, we considered the following questions: Why do teachers at these levels of education carry out stricto sensu post-graduate programs as a continuous training modality? What are the relations between initial training in undergraduate courses and continuous training in post-graduation? Which changes occur in the teachers’ conceptions, beliefs and knowledge in relation to the pedagogical achievement, while attending the Master’s Program in Education? Are there any significant changes in the teaching career after reaching this title? The investigation is situated in the field of the qualitative approach of educational research, in which public policy documents on teacher training and professionalization, questionnaires and oral interviews with five collaborators were used. The study demonstrated the relevance of stricto sensu post-graduation as a locus of continuous training and professional development. |
Palabras clave: | Formação docente Desenvolvimento Profissional Mestrado em Educação Teacher training Professional development Master’s Program in Education |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Tema: | Mestrado em educação Educação permanente Professores - Formação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | FIDELIS, Renata Altair. Desenvolvimento profissional e formação contínua de professores: contribuições do mestrado em educação. 2019. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia,Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2460. |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2460 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30260 |
Fecha de defensa: | 29-ago-2019 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DesenvolvimentoProfissionalFormacao.pdf | Dissertação | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.