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dc.creatorFidelis, Renata Altair-
dc.date.accessioned2020-11-04T11:28:36Z-
dc.date.available2020-11-04T11:28:36Z-
dc.date.issued2019-08-29-
dc.identifier.citationFIDELIS, Renata Altair. Desenvolvimento profissional e formação contínua de professores: contribuições do mestrado em educação. 2019. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia,Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2460.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30260-
dc.description.abstractThe research had the objective of analyzing the contributions of the Master’s Program in Education of the Post-Graduation Program in Education of the Federal University of Uberlândia (PGPE/FUU) in the professional development and continuous training of teachers who work in Early Childhood Education and Elementary School of municipal public school system of Uberlândia, Minas Gerais, Brazil, in 2018. In this regard, we considered the following questions: Why do teachers at these levels of education carry out stricto sensu post-graduate programs as a continuous training modality? What are the relations between initial training in undergraduate courses and continuous training in post-graduation? Which changes occur in the teachers’ conceptions, beliefs and knowledge in relation to the pedagogical achievement, while attending the Master’s Program in Education? Are there any significant changes in the teaching career after reaching this title? The investigation is situated in the field of the qualitative approach of educational research, in which public policy documents on teacher training and professionalization, questionnaires and oral interviews with five collaborators were used. The study demonstrated the relevance of stricto sensu post-graduation as a locus of continuous training and professional development.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectDesenvolvimento Profissionalpt_BR
dc.subjectMestrado em Educaçãopt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectProfessional developmentpt_BR
dc.subjectMaster’s Program in Educationpt_BR
dc.titleDesenvolvimento profissional e formação contínua de professores: contribuições do mestrado em educaçãopt_BR
dc.title.alternativeProfessional development and continuing teacher education: Master's degree contributions in educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Selva-
dc.contributor.referee1Nunes, Silma do Carmo-
dc.contributor.referee2Campos, Vanessa Therezinha Bueno-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0641843756706038pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU) para o desenvolvimento profissional e a formação contínua de professoras egressas que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, em 2018. Para tanto, consideramos os seguintes questionamentos: Por que as docentes desses níveis de ensino realizam a pós-graduação stricto sensu como modalidade de formação contínua? Quais as relações entre a formação inicial na graduação e a formação contínua na pós-graduação? Quais mudanças ocorrem nas concepções, crenças e saberes das professoras, no que tange ao fazer pedagógico, ao cursarem o Mestrado em Educação? Há modificações significativas na carreira docente após a obtenção desse título? A investigação se situa no campo da abordagem qualitativa da pesquisa educacional, em que foram utilizados documentos das políticas públicas acerca de formação e profissionalização de professores, questionários e entrevistas orais com cinco colaboradoras. O estudo demonstrou a relevância da pós-graduação stricto sensu como lócus da formação contínua e do desenvolvimento profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration147pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2460pt_BR
dc.orcid.putcode82970022-
dc.crossref.doibatchid2af61bd1-0514-4bcf-8db5-3fdac02baf28-
dc.subject.autorizadoMestrado em educaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoEducação permanentept_BR
dc.subject.autorizadoProfessores - Formaçãopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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