Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30249
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Efeitos de um programa de atividades físicas sistematizadas nas capacidades físicas de crianças
Autor: Rezezende, Lorraine Gomes
Primer orientador: Drews, Ricardo
Primer miembro de la banca: Santos, Eduardo Rosa
Segundo miembro de la banca: Gonzaga, Bruno
Resumen: O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos de um programa de atividades físicas sistematizadas em diferentes capacidades físicas de crianças. Foram convidadas a participar do estudo 73 crianças, de ambos os sexos, com idades entre 8 e 13 anos e praticantes de atividades físicas sistematizadas de 0 a 28 meses oferecidas em uma Escola de Educação Física infantil da cidade de Ituiutaba – MG. Após a desistência de 45 crianças, a amostra final foi constituída de 28 crianças, analisadas em um grupo com um tempo médio de prática das AF sistematizadas de 25,6 ± 1,1 meses (Mais Prática) (n = 15; 11,2 ± 1,3 anos de idade) e um grupo com tempo médio de prática das atividades físicas sistematizadas de 4,6 ± 2,8 meses (Menos Prática) (n = 13; 9,7 anos ± 1,4 anos de idade). Os testes utilizados para avaliação das capacidades físicas, aplicados antes e após seis semanas de intervenção, foram: Flamingo (equilíbrio), Sentar e Alcançar (flexibilidade), Prancha (força), T (agilidade) e Corrida de 30m (velocidade). A intervenção foi composta de exercícios físicos, jogos, brincadeiras e circuitos com enfoque no desenvolvimento das capacidades físicas, realizados em três sessões semanais de 50 minutos cada. Os resultados revelaram, a partir da análise descritiva, que ambos os grupos melhoraram em todas as capacidades físicas após seis semanas de intervenção. Conclui-se que a prática regular de um programa de atividades físicas sistematizadas contribui para o desenvolvimento de capacidades físicas em crianças com diferentes tempos de prática.
Abstract: The finality of the present study was checking a systematic physical activity program on different physical capacities of children. Seventy three children, including boys and girls, aged between 8 and 12 years old, who was practicing systematized physical activities offered at a School of Physical Education for children in the city of Ituiutaba - MG, were invited to participate in the study. After 45 children dropped out, the sample was made by 28 children, and analyzed in a group with a average time of regular practice of systematized PA of 25.6 ± 2.8 months (More Practice) (n = 15; 11.2 ± 1.3 years old) and a group with average time of regular practice of systematized PA of 4.6 ± 2.8 months (Less Practice) (n = 13; 9.7 ± 1.4 years old). It was used tests to rate the physical capacities that was realized before and after six weeks from intervention, they were: Flamingo Test (balance), Sit and Reach Test (flexibility), Plank Test (strength), T Test (agility) and 30m Run Test (speed). The intervention was made of exercises, games, plays and circuits looking for development of the physical capacities, realized in 3 sections for week of 50 minutes each. The results showed up, through descriptive analyses that both groups got better in all capacities after six weeks of intervention. It concludes that the regular practice of a systematized physical activity program helps to develop physical capacities in children.
Palabras clave: Atividades físicas
Capacidades físicas
Crianças
Intervenção
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: REZENDE, Lorraine Gomes. Efeitos de um programa de atividades físicas sistematizadas nas capacidades físicas de crianças. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia / UFU, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30249
Fecha de defensa: 28-oct-2020
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EfeitosProgramaAtividades.pdf389.13 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.