Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30249
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Efeitos de um programa de atividades físicas sistematizadas nas capacidades físicas de crianças
Author: Rezezende, Lorraine Gomes
First Advisor: Drews, Ricardo
First member of the Committee: Santos, Eduardo Rosa
Second member of the Committee: Gonzaga, Bruno
Summary: O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos de um programa de atividades físicas sistematizadas em diferentes capacidades físicas de crianças. Foram convidadas a participar do estudo 73 crianças, de ambos os sexos, com idades entre 8 e 13 anos e praticantes de atividades físicas sistematizadas de 0 a 28 meses oferecidas em uma Escola de Educação Física infantil da cidade de Ituiutaba – MG. Após a desistência de 45 crianças, a amostra final foi constituída de 28 crianças, analisadas em um grupo com um tempo médio de prática das AF sistematizadas de 25,6 ± 1,1 meses (Mais Prática) (n = 15; 11,2 ± 1,3 anos de idade) e um grupo com tempo médio de prática das atividades físicas sistematizadas de 4,6 ± 2,8 meses (Menos Prática) (n = 13; 9,7 anos ± 1,4 anos de idade). Os testes utilizados para avaliação das capacidades físicas, aplicados antes e após seis semanas de intervenção, foram: Flamingo (equilíbrio), Sentar e Alcançar (flexibilidade), Prancha (força), T (agilidade) e Corrida de 30m (velocidade). A intervenção foi composta de exercícios físicos, jogos, brincadeiras e circuitos com enfoque no desenvolvimento das capacidades físicas, realizados em três sessões semanais de 50 minutos cada. Os resultados revelaram, a partir da análise descritiva, que ambos os grupos melhoraram em todas as capacidades físicas após seis semanas de intervenção. Conclui-se que a prática regular de um programa de atividades físicas sistematizadas contribui para o desenvolvimento de capacidades físicas em crianças com diferentes tempos de prática.
Abstract: The finality of the present study was checking a systematic physical activity program on different physical capacities of children. Seventy three children, including boys and girls, aged between 8 and 12 years old, who was practicing systematized physical activities offered at a School of Physical Education for children in the city of Ituiutaba - MG, were invited to participate in the study. After 45 children dropped out, the sample was made by 28 children, and analyzed in a group with a average time of regular practice of systematized PA of 25.6 ± 2.8 months (More Practice) (n = 15; 11.2 ± 1.3 years old) and a group with average time of regular practice of systematized PA of 4.6 ± 2.8 months (Less Practice) (n = 13; 9.7 ± 1.4 years old). It was used tests to rate the physical capacities that was realized before and after six weeks from intervention, they were: Flamingo Test (balance), Sit and Reach Test (flexibility), Plank Test (strength), T Test (agility) and 30m Run Test (speed). The intervention was made of exercises, games, plays and circuits looking for development of the physical capacities, realized in 3 sections for week of 50 minutes each. The results showed up, through descriptive analyses that both groups got better in all capacities after six weeks of intervention. It concludes that the regular practice of a systematized physical activity program helps to develop physical capacities in children.
Keywords: Atividades físicas
Capacidades físicas
Crianças
Intervenção
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: REZENDE, Lorraine Gomes. Efeitos de um programa de atividades físicas sistematizadas nas capacidades físicas de crianças. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia / UFU, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30249
Date of defense: 28-Oct-2020
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EfeitosProgramaAtividades.pdf389.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.