Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30223
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-4731-2621
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Fora dos corpos: uma análise das práticas e representações de travestis na cidade de Ituiutaba (década de 1990 a 2019)
Autor(es): Rubbi, Gustavo de Souza
Primeiro orientador: Prado, Giliard da Silva
Primeiro membro da banca: Duque, Tiago
Segundo membro da banca: Teles, Angela Aparecida
Resumo: Ao longo da história as travestis têm sido alvos de discriminação e de sucessivas tentativas de negação de seus corpos e identidades. A fim de contribuir com os estudos acerca da temática de gênero e da história de travestis, o presente trabalho tem como objetivo compreender as práticas e representações de travestis na cidade de Ituiutaba, examinado tanto suas visões de mundo quanto suas percepções acerca dos modos como são vistas pelos demais segmentos da sociedade. Além de analisar as experiências de vida desses sujeitos históricos, este trabalho propõe-se a entender suas demandas e perspectivas de vida. Para isso, são utilizadas as categorias de análise espaço de experiência e horizonte de expectativa de Reinhart Koselleck; e o conceito de representação de Roger Chartier. O procedimento de análise baseia-se em técnicas de pesquisa da história oral e na abordagem qualitativa, atentando-se para os indícios presentes nas falas das entrevistadas e nas singularidades que marcam suas experiências de vida. Busca-se compreender as especificidades que envolvem as práticas e representações das travestis, investigando as práticas sociais anteriores ao processo de construção de uma identidade travesti, os principais desafios do processo de construção corporal, bem como seus horizontes de expectativas. Demonstra-se que, mesmo diante de um sistema de imposições, os indivíduos travestis desenvolvem táticas e estratégias para colocar em prática suas necessidades, expectativas e vontades.
Palavras-chave: Travesti
Experiência
Representações
Gênero
História oral
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: RUBBI, Gustavo de Souza. Fora dos corpos: uma análise das práticas e representações de travestis na cidade de Ituiutaba (década de 1990 a 2019). 2020. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30223
Data de defesa: 1-Out-2020
Aparece nas coleções:TCC - História (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ForaCorposAnálise.pdf1.43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons