Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30212
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Resende, Leonardo | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-26T15:27:22Z | - |
dc.date.available | 2020-10-26T15:27:22Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-27 | - |
dc.identifier.citation | RESENDE, Leonardo Rodrigues. Projeto conceitual de um equipamento mecanizado para estacionar veículos leves de baixo custo. 2020. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30212 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Processo e Desenvolvimento do Produto | pt_BR |
dc.subject | Estacionamento | pt_BR |
dc.subject | Veículos | pt_BR |
dc.subject | Negócios | pt_BR |
dc.subject | Payback | pt_BR |
dc.title | Projeto conceitual de um equipamento mecanizado para estacionar veículos leves de baixo custo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Marcelo Braga dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4411235950329370 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Diante do avanço da frota veicular brasileira os espaços destinados para estacionamentos têm se tornado cada vez mais disputados. As vias públicas bem como algumas residências não se adaptaram com essa tendência ocasionando a falta e consequentemente a valorização de vagas para veículos. Medidas como a Zona Azul foram adotadas para promover melhor disponibilidade de vagas nas ruas. Por outro lado, proprietários de estabelecimentos privados vêm ampliando o seus negócios para suprir a essa procura. Mediante isso o trabalho teve como objetivo desenvolver um equipamento capaz de otimizar o número de vagas a um baixo custo para um cliente especificado. Para metodologia foram utilizadas as bibliografias existentes a respeito do Processo e Desenvolvimento do Produto (PDP). Foram feitas abordagens quali-quantitativas e utilizado um método hipotético-dedutivo para informações coletadas respeito de equipamentos semelhantes, patentes, perfil e opiniões dos possíveis clientes do produto. Além disso, foram adotados procedimentos de pesquisa bibliográficas, documentais e em campo. Como resultado idealizou-se um produto capaz de comportar até 6 veículos porém a um valor estimado 11% mais caro quando comparado com a média de produtos semelhantes em território nacional. Ao avaliar seu retorno em empresas do ramo de estacionamentos, descobre-se que para São Paulo e região o equipamento apresentou um payback duas vezes menor que em Uberlândia devido sobretudo a diferença de aluguel cobrado por esses locais. Conclui-se que esse valor final se deve aos materiais superdimensionados que compuseram o projeto e/ou ao valor representar a produção de um único exemplar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 110 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 82596480 | - |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Mecânica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ProjetoConceitualDe.pdf | 4.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.