Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30212
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorResende, Leonardo-
dc.date.accessioned2020-10-26T15:27:22Z-
dc.date.available2020-10-26T15:27:22Z-
dc.date.issued2020-07-27-
dc.identifier.citationRESENDE, Leonardo Rodrigues. Projeto conceitual de um equipamento mecanizado para estacionar veículos leves de baixo custo. 2020. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30212-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcesso e Desenvolvimento do Produtopt_BR
dc.subjectEstacionamentopt_BR
dc.subjectVeículospt_BR
dc.subjectNegóciospt_BR
dc.subjectPaybackpt_BR
dc.titleProjeto conceitual de um equipamento mecanizado para estacionar veículos leves de baixo custopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Marcelo Braga dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4411235950329370pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoDiante do avanço da frota veicular brasileira os espaços destinados para estacionamentos têm se tornado cada vez mais disputados. As vias públicas bem como algumas residências não se adaptaram com essa tendência ocasionando a falta e consequentemente a valorização de vagas para veículos. Medidas como a Zona Azul foram adotadas para promover melhor disponibilidade de vagas nas ruas. Por outro lado, proprietários de estabelecimentos privados vêm ampliando o seus negócios para suprir a essa procura. Mediante isso o trabalho teve como objetivo desenvolver um equipamento capaz de otimizar o número de vagas a um baixo custo para um cliente especificado. Para metodologia foram utilizadas as bibliografias existentes a respeito do Processo e Desenvolvimento do Produto (PDP). Foram feitas abordagens quali-quantitativas e utilizado um método hipotético-dedutivo para informações coletadas respeito de equipamentos semelhantes, patentes, perfil e opiniões dos possíveis clientes do produto. Além disso, foram adotados procedimentos de pesquisa bibliográficas, documentais e em campo. Como resultado idealizou-se um produto capaz de comportar até 6 veículos porém a um valor estimado 11% mais caro quando comparado com a média de produtos semelhantes em território nacional. Ao avaliar seu retorno em empresas do ramo de estacionamentos, descobre-se que para São Paulo e região o equipamento apresentou um payback duas vezes menor que em Uberlândia devido sobretudo a diferença de aluguel cobrado por esses locais. Conclui-se que esse valor final se deve aos materiais superdimensionados que compuseram o projeto e/ou ao valor representar a produção de um único exemplar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration110pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.orcid.putcode82596480-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProjetoConceitualDe.pdf4.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.