Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30152
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A influência da leitura no comportamento social do acadêmico da UNIPAR- Campus Cianorte |
Título(s) alternativo(s): | The influence of reading on the social behavior of the academic at UNIPAR - Campus Cianorte |
Autor(es): | Fecchio, Miguel |
Primeiro orientador: | Marson, Fernando |
Primeiro membro da banca: | Inácio Filho, Geraldo |
Segundo membro da banca: | Fregonesi, Durvali Emílio |
Resumo: | Esta dissertação visa a investigar a influência que a atividade de leitura pode causar no comportamento social do educando da UNIPAR- Campus Cianorte. Em um primeiro momento, apresenta-se um breve histórico da Universidade Paranaense-UNIPAR, a partir de sua criação no ano de 1972, na cidade de Umuarama e, após, do campus Cianorte, durante sua existência, de 1996 a 2001. Em um segundo momento, através de revisão bibliográfica, percorremos os caminhos abertos da leitura e da escrita, através da história, enfatizando especialmente dois pontos: 1°: o processo de aquisição dessas habilidades ao longo da história ; 2°: a influência social que o domínio delas sempre exerceu sobre os indivíduos, a ponto de tornarem-se atributos geralmente indispensáveis, apresentando-se como fonte geradora de conhecimentos imprescindíveis ao ser humano em sociedade e, conseqüentemente, traduzir-se em chave capaz de abrir portas para a conquista de novos e mais altos patamares numa escalada social. Em um segundo momento, apresenta-se a análise dos dados obtidos através de respostas dadas a questionário, contendo questões fechadas e abertas, aplicado a um grupo de 100 acadêmicos de quatro diferentes cursos: Administração, Ciências Jurídicas, Ciências Biológicas e Letras. A análise apresentada em tabelas e gráficos permite fazer, com muita facilidade, uma leitura fiel do pensamento dos acadêmicos questionados. Por fim, num terceiro momento, apresenta-se a conclusão, na qual se tecem considerações sobre as mais importantes informações colhidas durante a realização do trabalho. Para concluir, fazem-se algumas sugestões visando à valorização da leitura. A pesquisa foi realizada entre os meses de agosto a novembro de 2000 e a análise final de janeiro a maio de 2001. |
Abstract: | Esta disertación visa investigar la influencia que la actividad de la lectura puede causar en el comportamiento social dei educando de la Unipar - Campus Cianorte, En un primer momento, se presenta un breve histórico de la Universidad Paranaense - Unipar, desde su creación en el ano 1972, en la ciudad de Umuarama y después dei Campos Cianorte durante su existência de 1996 a 2001. En un segundo momento a través de revisión bibliográfica discurriremos los caminos abiertos de la lectura y de la escrita, a través de la historia enfatizando especialmente dos puntos: 1° el proceso de obtención de esas habilidades al largo de la historia; 2° la influencia social que el dominio de ellas siempre ejerció sobre los indivíduos de forma a se tornaren atributos generalmente indispensables, presentandose como fuente generadora de los conocimentos imprescindibles al ser humano en sociedad y consecuentemente traducirse en llave posible de abrir puertas para la conquista de nuevos y más altos patamares en una escalada social. En un segundo momento se presenta el análisis de los datos obtenidos a través de respuestas dadas a cuestionario, conteniendo cuestiones cerradas y abiertas, aplicado a un grupo de 100 acadêmicos de cuatro diferentes cursos: Administración, Ciências Jurídicas, Ciências Biológicas y Letras. El análisis presentado en trablas y gráficos permite hacer, com mucha facilidad, una lectura fiel dei pensamiento de los acadêmicos cuestionados. En fin, en un tercer momento, se presenta la conclusión, en la cual se tejen consideraciones sobre las más importantes informaciones cogidas durante la realización dei trabajo. Para concluir, son hechas algunas sugestiones visando la valoración de la lectura. La encuesta fue realizada entre los meses de agosto a Noviembre de 2000 y el análisis final de Enero a Mayo de 2001. |
Palavras-chave: | Leitura Comportamento social UNIPAR |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Assunto: | Leitura (Ensino superior) Bibliotecas - Orientação aos estudantes universitários |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | FECCHIO, Miguel. A influência da leitura no comportamento social do acadêmico da UNIPAR- Campus Cianorte. 2001. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.64 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.64 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30152 |
Data de defesa: | 2001 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
InfluenciaLeituraComportamento.pdf | 24.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons