Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30152
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFecchio, Miguel-
dc.date.accessioned2020-10-20T23:14:39Z-
dc.date.available2020-10-20T23:14:39Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationFECCHIO, Miguel. A influência da leitura no comportamento social do acadêmico da UNIPAR- Campus Cianorte. 2001. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.64pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30152-
dc.description.abstractEsta disertación visa investigar la influencia que la actividad de la lectura puede causar en el comportamiento social dei educando de la Unipar - Campus Cianorte, En un primer momento, se presenta un breve histórico de la Universidad Paranaense - Unipar, desde su creación en el ano 1972, en la ciudad de Umuarama y después dei Campos Cianorte durante su existência de 1996 a 2001. En un segundo momento a través de revisión bibliográfica discurriremos los caminos abiertos de la lectura y de la escrita, a través de la historia enfatizando especialmente dos puntos: 1° el proceso de obtención de esas habilidades al largo de la historia; 2° la influencia social que el dominio de ellas siempre ejerció sobre los indivíduos de forma a se tornaren atributos generalmente indispensables, presentandose como fuente generadora de los conocimentos imprescindibles al ser humano en sociedad y consecuentemente traducirse en llave posible de abrir puertas para la conquista de nuevos y más altos patamares en una escalada social. En un segundo momento se presenta el análisis de los datos obtenidos a través de respuestas dadas a cuestionario, conteniendo cuestiones cerradas y abiertas, aplicado a un grupo de 100 acadêmicos de cuatro diferentes cursos: Administración, Ciências Jurídicas, Ciências Biológicas y Letras. El análisis presentado en trablas y gráficos permite hacer, com mucha facilidad, una lectura fiel dei pensamiento de los acadêmicos cuestionados. En fin, en un tercer momento, se presenta la conclusión, en la cual se tejen consideraciones sobre las más importantes informaciones cogidas durante la realización dei trabajo. Para concluir, son hechas algunas sugestiones visando la valoración de la lectura. La encuesta fue realizada entre los meses de agosto a Noviembre de 2000 y el análisis final de Enero a Mayo de 2001.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectComportamento socialpt_BR
dc.subjectUNIPARpt_BR
dc.titleA influência da leitura no comportamento social do acadêmico da UNIPAR- Campus Cianortept_BR
dc.title.alternativeThe influence of reading on the social behavior of the academic at UNIPAR - Campus Cianortept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marson, Fernando-
dc.contributor.referee1Inácio Filho, Geraldo-
dc.contributor.referee2Fregonesi, Durvali Emílio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6556025297544781pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação visa a investigar a influência que a atividade de leitura pode causar no comportamento social do educando da UNIPAR- Campus Cianorte. Em um primeiro momento, apresenta-se um breve histórico da Universidade Paranaense-UNIPAR, a partir de sua criação no ano de 1972, na cidade de Umuarama e, após, do campus Cianorte, durante sua existência, de 1996 a 2001. Em um segundo momento, através de revisão bibliográfica, percorremos os caminhos abertos da leitura e da escrita, através da história, enfatizando especialmente dois pontos: 1°: o processo de aquisição dessas habilidades ao longo da história ; 2°: a influência social que o domínio delas sempre exerceu sobre os indivíduos, a ponto de tornarem-se atributos geralmente indispensáveis, apresentando-se como fonte geradora de conhecimentos imprescindíveis ao ser humano em sociedade e, conseqüentemente, traduzir-se em chave capaz de abrir portas para a conquista de novos e mais altos patamares numa escalada social. Em um segundo momento, apresenta-se a análise dos dados obtidos através de respostas dadas a questionário, contendo questões fechadas e abertas, aplicado a um grupo de 100 acadêmicos de quatro diferentes cursos: Administração, Ciências Jurídicas, Ciências Biológicas e Letras. A análise apresentada em tabelas e gráficos permite fazer, com muita facilidade, uma leitura fiel do pensamento dos acadêmicos questionados. Por fim, num terceiro momento, apresenta-se a conclusão, na qual se tecem considerações sobre as mais importantes informações colhidas durante a realização do trabalho. Para concluir, fazem-se algumas sugestões visando à valorização da leitura. A pesquisa foi realizada entre os meses de agosto a novembro de 2000 e a análise final de janeiro a maio de 2001.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration196pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.64pt_BR
dc.crossref.doibatchid834c9b56-b0d8-4401-96c1-e5769e6f047e-
dc.subject.autorizadoLeitura (Ensino superior)pt_BR
dc.subject.autorizadoBibliotecas - Orientação aos estudantes universitáriospt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InfluenciaLeituraComportamento.pdf24.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons