Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30149
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Inclusão escolar e o portador de deficiência nas aulas de Educação Física das redes municipal e estadual de Uberlândia
Título (s) alternativo (s): School inclusion and the disabled in Physical Education classes in the municipal and state networks of Uberlândia
Autor: Sousa, Sônia Bertoni
Primer orientador: Silva, Rossana Valeria de Souza e
Primer miembro de la banca: Feltran, Regina Célia Santis
Segundo miembro de la banca: Mota, Maria Veranilda Soares
Resumen: Este estudo teve como temática central a inclusão do portador de deficiência - PD na escola regular e, mais especificamente, nas aulas de Educação Física. Seu objetivo geral foi verificar qual a situação vivenciada pelo portador de deficiência na Educação Física Escolar do Ensino Fundamental, da rede pública municipal e estadual, da cidade de Uberlândia-MG. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter analítico crítico. Foram aplicados dois questionários contendo questões abertas, fechadas e mistas: um direcionado aos professores de Educação Física do Ensino Fundamental das escolas municipais e estaduais da cidade de Uberlândia - MG e outro questionário destinado aos diretores dessas escolas. A população do estudo foi composta, portanto, por 102 escolas do ensino fundamental: 40 escolas da rede municipal e 62 da rede estadual. Os questionários foram aplicados a todos os professores de Educação Física e todos os diretores das escolas supra-mencionadas, perfazendo um total de 102 diretores e 264 professores de Educação Física. Os principais resultados obtidos indicaram que: são inúmeras as dificuldades a serem enfrentadas pelos diretores, professores e PD das escolas das redes municipal e estadual da cidade de Uberlândia-MG; os materiais, o espaço físico, a organização dos conteúdos e a formação dos profissionais não são condizentes com as necessidades dos alunos PD. A realidade situacional tanto da rede municipal quanto da rede estadual é precária, crítica, carente e demanda atenção, cuidados e investimentos. Concluímos, portanto, que a perspectiva que se apresenta para os portadores de deficiência nas aulas de Educação Física na cidade de Uberlândia estão distantes de atingir aquilo que preconiza a política de inclusão escolar. É possível afirmar que mesmo a política de integração não foi, ainda, de fato alcançada, visto que não estão garantidas as condições básicas de acesso e permanência do aluno PD na escola, mais especificamente nas aulas de Educação Física. Isso fica evidente quando observamos que diminui sensivelmente o número de deficientes nas séries mais avançadas.
Abstract: This study had as central thematic the deficiency bearer-DB inclusion in the regular school and, more specifically, in the Physical Education classes. The general objectíve was to verify how is the situation lived by the deficiency bearer in Physical Education classes in Fundamental Teaching, of municipal and state public net, in Uberlândia-MG city. It is a field research with criticai analytic character. They were applied two questionnaires containing open, closed and mixed subjects: one for Physical Education teachers in Fundamental Teaching, of municipal and state public net, in Uberlândia-MG city, and other questionnaire destined to the principais of those schools. Therefore, 102 schools of the fundamental teaching composed the population of this study: 40 municipal net schools and 62 state net. The questionnaires were applied to all Physical Education teachers and all the principais of the supra-mentioned schools, with a total of 102 principais and 264 Physical Education teachers. The results indicated that: there are countless difficulties to be faced by the principais, teachers and DB of nets municipal and state schools Uberlândia-MG city; the materiais, the physical space, the contents organization and the professionals' formation are not suitable with students PD'S needs. The reality in both municipal net and state net is precarious, critic, lacking and it demands attention, cares and investments. We ended that the perspective that comes for the deficiency bearers in the Physical Education classes in Uberlândia city, is distant of reaching the politics of school inclusion. It is possible to affirm that even the integration politics was not in fact reached yet. Because there are not the basic conditions of access and studenfs DB permanence in them school guaranteed, more specifically in the Physical Education classes. It is evident when we observed that the number of deficient reduces sensibly in the most advanced series.
Palabras clave: Escolas municipais
Educação Física
Crianças com deficiência
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tema: Inclusão escolar
Educação física para crianças com deficiência
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: SOUSA, Sônia Bertoni. Inclusão escolar e o portador de deficiência nas aulas de Educação Física das redes municipal e estadual de Uberlândia - MG. 2002. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2002.65
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2002.65
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30149
Fecha de defensa: 2002
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
InclusaoEscolarPortador.pdf6.34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons