Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30135
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2420-5639
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A importância da atuação da doula durante o ciclo Gravídico Puerperal: uma revisão integrativa
Autor(es): Maris, Ana Paula Souza
Primeiro orientador: Scalia, Luana Araújo Macedo
Resumo: RESUMO Introdução: Cada local do mundo tem culturalmente seus costumes e referências sobre o assunto gestação, parto e maternidade. As doulas são profissionais que prestam assistência as gestantes durante a gestação sendo fonte de informação, no parto encorajando essa mulher a acreditar na sua capacidade de parir e colaborando para tornar o enfrentamento da dor um pouco mais ameno através de métodos não farmacológicos e no pós-parto auxiliando no puerpério e amamentação. Objetivos: Esse estudo tem como objetivo verificar a importância da doula durante o ciclo gravídico puerperal, trazendo à tona os reais impactos que essas profissionais causam durante o processo de gestação, parturição e puerpério de acordo com a opinião das puérperas. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Integrativa (RI) da literatura, conduzida por meio de seis etapas, sendo elas: a seleção do tema; a pesquisa nas bases de dados científicas; categorização dos estudos; análise dos estudos incluídos; interpretação dos resultados; e apresentação da RI. Realizou-se uma busca avançada nas bases de dados informatizadas a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS-BIREME): Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), Literatura Latino Americana em Ciências de Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Scientific Eletronic Library Online (Scielo). Foram incluídos artigos completos, em língua portuguesa inglesa e espanhol, publicados entre 2015-2020, utilizando os seguintes descritores controlados em Ciências da Saúde: doula e parto. A amostra foi composta por 12 artigos que tratavam da importância da doula durante o ciclo gravídico puerperal. Resultados e Discussão: As evidências científicas encontradas na literatura apontam para a discussão acerca da importância da doula na visão das puérperas. Na gestação a doula otimizou o acesso a informação. Na parturição amenizou a ansiedade da parturiente consequentemente amenizando a dor. No pós-parto auxiliou com a amamentação e na labilidade emocional do puerpério. Conclusão: As puérperas relataram a presença da doula como de extrema importância pois auxiliavam na escolha do parto normal, na diminuição da dor, medo e ansiedade, no início e continuidade da amamentação, na diminuição de depressão pós-parto, nos cuidados maternos no pósparto e até em cuidados com o recém-nascido. Conclui-se que é primordial a presença da doula para prestar uma assistência humanizada e de qualidade visando o bem-estar da parturiente e do recém-nascido.
Palavras-chave: Doulas
Parto
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MARIS, Ana Paula Souza. A importância da atuação da doula durante o ciclo Gravídico Puerperal: uma revisão integrativa. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30135
Data de defesa: 29-Set-2020
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UFU - 2279024 - Ana Paula Souza Maris.pdfAta defesa tcc85.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ImportânciaDaAtuação.pdf646.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.