Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30130
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5820-1281
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Embargado
Title: Preparação e caracterização de compósitos condutores a partir de acetato butirato de celulose e grafite para aplicação como sensores eletroquímicos
Author: Souza, Thaís Gomes
First Advisor: Kikuti, Elaine
Summary: Os derivados da celulose como o acetato butirato de celulose (CAB) dispõe de vantagens como, bom custo benefício quando comparado aos demais polímeros, boa processabilidade na forma de filmes com a formação de matrizes estáveis para produção de compósitos/biocompósitos e boa estabilidade térmica. O CAB foi escolhido para o presente trabalho como matriz para o desenvolvimento de um compósito condutor para aplicação como sensor eletroquímico. A estratégia para preparação do compósito foi utilizar o preparo de soluções do polímero na presença de um plastificante e um não, seguido da dispersão do grafite, seguido da formação do filme por evaporação de solvente. Para tal, realizou-se o estudo das proporções de solvente (acetona, diclorometano e clorofórmio), não solvente (água), plastificante (PEG), massa de CAB e grafite utilizando planejamento experimental. Os compósitos foram avaliados com relação a fragilidade durante o manuseio e ao aspecto visual. Além disso foram caracterizados por medidas de espessura e por voltametria cíclica. Constatou-se que a condição de preparo para o compósito condutor utilizando 50% m/m (CAB/grafite), 8,0 mL de solvente (1,0 mL de diclorometano/7,0 mL de acetona), e não solvente (0,2 mL de água) e 0,3 mL de PEG, controlando a evaporação de solvente possibilitou a obtenção de um material com características adequadas com relação a fragilidade durante o manuseio e resposta eletroquímica. O compósito preparado é estável e o processamento realizado apresentou boa repetitividade. Considerando as propriedades eletroquímicas, o teste com a solução aquosa de [Fe(CN)6]4-/[Fe(CN)6]3- mostrou resposta positiva uma vez que o compósito utilizado como eletrodo de trabalho responde linearmente com o aumento da concentração da solução. Este resultado é muito promissor pois mostra que o compósito produzido tem grande potencial para aplicação como sensor eletroquímico.
Keywords: Acetato butirato de celulose
Compósito
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SOUZA, Thais Gomes. Preparação e caracterização de compósitos condutores a partir de acetato butirato de celulose e grafite para aplicação como sensores eletroquímicos.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia (ICENP) - Ituiutaba, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30130
Date of defense: 9-Oct-2020
Appears in Collections:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PreparaçãoECaracterização.pdf
  Until 2022-10-09
1.04 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons