Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30122
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7424-2470
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A escolha pela docência como profissão e as dimensões da carreira do professor universitário: um estudo com professores de uma Universidade Federal no interior de Minas Gerais
Autor(es): Vaz Filho, Carlos Roberto
Primeiro orientador: Miranda, Rodrigo
Primeiro membro da banca: Abdala, Etienne Cardoso
Segundo membro da banca: Balbino, Raul de Freitas
Resumo: A pesquisa de natureza qualitativa identificou os principais fatores que motivaram professores de uma instituição pública federal de ensino a optarem pela docência como carreira profissional e a dimensão de suas carreiras. Procurou-se contemplar uma visão dos profissionais acadêmicos de 3(três) áreas de formação do sistema público federal de educação da cidade de Uberlândia-Minas Gerais. Por entrevistas mediante roteiro previamente elaborado foi realizado um estudo relacionando aos fundamentos teóricos explorados. A análise de dados utilizou a técnica de análise de conteúdo. Foi possível concluir, com base na análise de dados realizada que o acadêmico opta pela carreira profissional, pela relativa facilidade de se relacionar com pessoas, pela postura ativa de buscar na pesquisa cientifica as respostas de problemas das mais diversas ordens e áreas, mas fundamentalmente, notou-se que a disposição em vencer obstáculos diante da oportunidade que se descortina no campo da docência, mobiliza nesses profissionais, os recursos necessários para continuar a sua empreitada no campo da docência.
Abstract: The qualitative research identified the main factors that motivated teachers of a federal public educational institution to choose teaching as a professional career and the dimension of their careers. We sought to provide a comprehensive view of the academic professionals of the federal public education system in the city of Uberlândia-Minas Gerais. Through interviews through a previously elaborated script, a study was conducted relating the theoretical foundations explored. Data analysis used the content analysis technique. It was possible to conclude, based on the data analysis carried out that the academic opts for the professional career, the relative ease of relating with people, the active posture of seeking in scientific research, the answers of problems of various orders and areas, but fundamentally, it was noted that the willingness to overcome obstacles in the face of the opportunity that unfolds in the field of teaching, mobilizes in these professionals the necessary resources to continue their endeavor in the field of teaching.
Palavras-chave: Carreira profissional
Docência
Ensino Superior
Professional Career
Teaching
Higher education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: VAZ FILHO, Carlos Roberto. A escolha pela docência como profissão e as dimensões da carreira do professor universitário: um estudo com professores de uma Universidade Federal no interior de Minas Gerais. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30122
Data de defesa: 12-Dez-2019
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EscolhaDocenciaProfissão.pdfTCC323.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons