Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30122
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-7424-2470 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | A escolha pela docência como profissão e as dimensões da carreira do professor universitário: um estudo com professores de uma Universidade Federal no interior de Minas Gerais |
Autor: | Vaz Filho, Carlos Roberto |
Primer orientador: | Miranda, Rodrigo |
Primer miembro de la banca: | Abdala, Etienne Cardoso |
Segundo miembro de la banca: | Balbino, Raul de Freitas |
Resumen: | A pesquisa de natureza qualitativa identificou os principais fatores que motivaram professores de uma instituição pública federal de ensino a optarem pela docência como carreira profissional e a dimensão de suas carreiras. Procurou-se contemplar uma visão dos profissionais acadêmicos de 3(três) áreas de formação do sistema público federal de educação da cidade de Uberlândia-Minas Gerais. Por entrevistas mediante roteiro previamente elaborado foi realizado um estudo relacionando aos fundamentos teóricos explorados. A análise de dados utilizou a técnica de análise de conteúdo. Foi possível concluir, com base na análise de dados realizada que o acadêmico opta pela carreira profissional, pela relativa facilidade de se relacionar com pessoas, pela postura ativa de buscar na pesquisa cientifica as respostas de problemas das mais diversas ordens e áreas, mas fundamentalmente, notou-se que a disposição em vencer obstáculos diante da oportunidade que se descortina no campo da docência, mobiliza nesses profissionais, os recursos necessários para continuar a sua empreitada no campo da docência. |
Abstract: | The qualitative research identified the main factors that motivated teachers of a federal public educational institution to choose teaching as a professional career and the dimension of their careers. We sought to provide a comprehensive view of the academic professionals of the federal public education system in the city of Uberlândia-Minas Gerais. Through interviews through a previously elaborated script, a study was conducted relating the theoretical foundations explored. Data analysis used the content analysis technique. It was possible to conclude, based on the data analysis carried out that the academic opts for the professional career, the relative ease of relating with people, the active posture of seeking in scientific research, the answers of problems of various orders and areas, but fundamentally, it was noted that the willingness to overcome obstacles in the face of the opportunity that unfolds in the field of teaching, mobilizes in these professionals the necessary resources to continue their endeavor in the field of teaching. |
Palabras clave: | Carreira profissional Docência Ensino Superior Professional Career Teaching Higher education |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | VAZ FILHO, Carlos Roberto. A escolha pela docência como profissão e as dimensões da carreira do professor universitário: um estudo com professores de uma Universidade Federal no interior de Minas Gerais. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30122 |
Fecha de defensa: | 12-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Administração |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EscolhaDocenciaProfissão.pdf | TCC | 323.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons