Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30120
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-1576-6810 |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | A avaliação escolar no processo educacional de crianças com deficiências na perspectiva de docentes do Ensino Fundamental |
Alternate title (s): | A avaliação escolar no processo educacional de crianças com deficiências na perspectiva de docentes do Ensino Fundamental |
Author: | Peixoto, Janine Cecília Gonçalves |
First Advisor: | Mendes, Olenir Maria |
First member of the Committee: | Villas Boas, Benigna Maria de Freitas |
Second member of the Committee: | Cunha, Myrtes Dias da |
Summary: | Este texto é resultado de uma pesquisa de mestrado cujo foco foi conhecer possíveis propostas de trabalho pedagógico para o Ensino Fundamental que atendam à concepção de avaliação formativa, ou que ao menos se aproximem dessa concepção, contribuindo com o processo educacional das crianças com deficiências. Entendemos que a escola que conhecemos permanece em uma lógica excludente e massificadora, meritocrática e competitiva. Consideramos um desafio aos/às docentes pensar na complexidade e multiplicidade de situações que ocorrem no contexto escolar, as formas de organização dos tempos e espaços da escola e as práticas de avaliação e inclusão escolar, para as crianças com deficiências. Por meio desta pesquisa, procuramos compreender a concepções das participantes quanto à avaliação escolar das crianças com deficiências e perceber/reconhecer práticas pedagógicas avaliativas que se aproximam dos princípios da avaliação formativa. Para fundamentação das discussões apresentadas na presente investigação, utilizamos autores/as como Hadji (2001), Freitas (2003), Fernandes (2005, 2006, 2009), Luckesi (2011) e Villas Boas (2011, 2012, 2013, 2017) no que tange à avaliação. Também utilizamos documentos e autores/as que tratam da avaliação na Educação Especial, como a LDB/9394/96, Lei n º 13.146 de 2015, Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva, Portaria nº 948/2007 (2008), Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001), Carvalho (2010), Rodrigues (2006), Pacheco (2007), Glat (2009), Mantoan (2006), entre outros/as. A pesquisa teve caráter qualitativo, descritivo e exploratório, sendo direcionada para a análise de conteúdo segundo Bardin (2016) e da técnica de grupo focal para orientar os procedimentos de coleta das informações, baseado em Gatti (2005) e Gondin (2003). Além disso, aplicamos um questionário específico às docentes participantes, o que auxiliou nas discussões e reflexões dos objetivos elencados na pesquisa. Escolhemos para participação do grupo focal docentes que atuam no Ensino Fundamental de escolas municipais de Uberlândia – MG. Desse modo, analisamos e buscamos compreender se as práticas avaliativas utilizadas pelos docentes estão em consonância com os princípios da avaliação formativa no que tange ao processo de escolarização das crianças com deficiências. A análise das concepções e das práticas das professoras sobre os processos de educação inclusiva e o contexto em que a avaliação escolar ocorre para as crianças com deficiências no setor público de ensino nos possibilitou perceber os desafios em avaliar esse público e a importância de garantir um processo efetivo de ensino-aprendizagem-avaliação. Dentre os resultados da pesquisa, notamos que as professoras apresentam diferentes concepções de avaliação; percebemos que as práticas avaliativas permanecem submissas a um sistema burocrático; a prova é uma prática predominante e infelizmente pouco se questiona sobre os resultados dela na escola. Por meio das sessões do Grupo focal, foi possível realizar trocas de experiências com as participantes para entender como elas organizam o trabalho pedagógico e a avaliação, com o intuito de transformar as perspectivas da avaliação para as crianças com deficiências. Neste aspecto, conseguimos vislumbrar práticas que se aproximam de uma proposta de trabalho na dimensão da avaliação formativa. Encontramos nas experiências das professoras a preocupação com planejamento pedagógico da avaliação, a diversificação das propostas avaliativas e as adaptações possíveis levando em conta as singularidades das crianças com deficiência. Percebemos que as professoras reconhecem serem necessárias mudanças significativas nas concepções e nos processos avaliativos escolares para as crianças com deficiências. Em nossa investigação, foi possível confirmar a sensibilidade e a preocupação das professoras ao desenvolverem propostas de trabalho avaliativo que se aproximam dos princípios da avaliação formativa. |
Abstract: | This survey is the result of a master's degree’s research whose focus was to understand how assessment takes place in the school context for children with disabilities from the perspective of elementary school teachers. We understand that the school we know remains in an excluding and massifying, meritocratic and competitive logic. It is a challenge the complexity and multiplicity of actions and situations in the school context, the ways of organizing school times and spaces and the relations of conceptions between school evaluation and inclusion. Considering this, through this research we attempt to understand the participants' conceptions regarding to the school evaluation of children with disabilities and perceive evaluative pedagogical practices that are close to the principles of formative evaluation. We considered authors such as Hadji (2001), Freitas (2003), Fernandes (2005,2006,2009), Luckesi (2011) and Villas Boas (2011, 2012, 2013, 2017) related to evaluation, documents and another authors dealing with the subject related to Special Education, such as LDB / 9394/96, Law No. 13,146 of July 6, 2015, National Policy on Special Education in an inclusive perspective, Ordinance No. 948/2007 (2008), National Guidelines for the Special Education in Basic Education (2001), Carvalho (2010), Rodrigues (2006), Pacheco (2007), Glat (2009), Mantoan (2006) and others. This research has a qualitative, descriptive and exploratory aspect, directed to content analysis as a methodology, according to Bardin (2016), and the focus group to guide the data collection procedures, based on Gatti (2005) and Gondin (2003). In addition, we carried out the application of specific questionnaires that helped us in the discussions and reflections on the objectives listed in the proposal. We chose teachers from municipal schools in Uberlândia, MG to participate in the focus group. In this way, we aim to perceive, analyze, and seek, during studies, evaluative practices that are in line with the principles of formative assessment regarding to the schooling process of children with disabilities. The analysis of the conceptions of the practices of the teachers about the processes of inclusive education and the context in which school evaluation occurs for children with disabilities in public education allowed us to perceive the challenges in evaluating this public and guaranteeing an effective teaching-learning-evaluation process. Among the results of the research, we noticed that, although the teachers presented different conceptions of evaluation, the evaluative practices remain submissive to a bureaucratic system. Tests still are a prevalent practice and, unfortunately, almost nothing is done about its results at school. We strove to exchange experiences among the participants to verify how they organize the pedagogical work and the evaluation, in order to change the assessment perspectives for children with disabilities, and we noticed some essays that are close to the work proposal in the dimension of formative assessment. It was found in the teachers' experiences the concern with proper planning such as to diversify the evaluation proposals, adapting them to the singularities of children with disabilities. We realized that teachers recognize the need for changing attitudes, showing sensitivity when developing pedagogical work, thus approaching the principles of formative assessment. |
Keywords: | Avaliação Escolar Avaliação Formativa Crianças com Deficiências School Evaluation Formative Assessment Children with Disabilities |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
Subject: | Avaliação educacional Crianças com deficiência - Educação Professores de ensino fundamental |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | PEIXOTO, Janine Cecilia Gonçalves. A avaliação escolar no processo educacional de crianças com deficiências na perspectiva de docentes do Ensino Fundamental. 2020. 223 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.688 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.688 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30120 |
Date of defense: | 20-Aug-2020 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AvaliacaoEscolarProcesso.pdf | Dissertação | 3.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License