Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30112
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Percepção ambiental e o contexto universitário: estudo de caso em cursos de graduação da UFU |
Título (s) alternativo (s): | Environmental perception and the university context: a case study in undergraduate courses at UFU |
Autor: | Ribeiro, Maria Teresa |
Primer orientador: | Malvestio, Anne Caroline |
Primer miembro de la banca: | Oliveira, Bruna Fernandes Faria |
Segundo miembro de la banca: | Bertazi, Marcio Henrique |
Resumen: | Discussões acerca da Percepção Ambiental (PA) se mostram importantes para contribuir com o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA) e de políticas ambientais mais efetivas. Estudos de PA colaboram para o desenvolvimento de ações pró-ambientais, planejadas a partir das realidades de seus públicos-alvo. Deste modo, este estudo busca levantar reflexões a respeito do conceito de PA e de como estudantes universitários(as) interpretam e reagem a questões ambientais diversas. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a PA de alunos(as) de cursos de graduação, localizados no Campus Glória, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e sua relação com a formação universitária. Os dados desta pesquisa foram obtidos por meio da aplicação de questionário online, que alcançou 114 respostas. Os resultados revelam que esses(as) respondentes estão atentos(as) as questões ambientais e tem uma percepção bem elaborada sobre as problemáticas envolvidas, no entanto, essas percepções parecem não estar integralizadas em suas práticas, sendo um aspecto frágil na cultura ambiental desse grupo. Também foi possível perceber que a EA está presente em todos estes cursos, em diferentes formas e níveis de aprofundamento. Destaca-se que o questionário desenvolvido foi um instrumento eficiente para estudar a PA de alunos(as) universitários(as), e possibilitou formar um banco de dados acerca de seus conhecimentos/atitudes/percepções sobre questões ambientais, que pode ser utilizado, por exemplo, para auxiliar a elaboração de ações e campanhas de cunho ambiental na universidade. |
Palabras clave: | Percepção ambiental Environmental perception; Educação Aabiental Environmental education Estudantes universitários(as) University studentes |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | RIBEIRO, Maria Teresa. Percepção Ambiental e o contexto universitário: estudo de caso em cursos de graduação da UFU. 2020. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30112 |
Fecha de defensa: | 25-sep-2020 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PercepçãoAmbientalContexto.pdf | 2.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.