Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30105
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Simulação realística: uma estratégia de capacitação da equipe na assistência ao parto em tempos de covid-19
Alternate title (s): Realistic simulation: a strategy for team training in children's assistance in covid-19 times
Author: Silva, Nathalie Oliveira
First Advisor: Freitas, Efigênia Aparecida Maciel de
First member of the Committee: Oliveira, Lívia Ferreira
Second member of the Committee: Scalia, Luana Macedo de Araújo
Summary: Introdução: A simulação realística, com participação de atores, é um método de ensino-aprendizagem eficaz e sua utilização no contexto hospitalar é pertinente para capacitação da equipe, uma vez que existe grande potencial em estimular a melhora das relações, bem como a sua utilização como um método reflexivo/avaliativo do processo de trabalho coletivo e individual. Objetivo: Analisar a percepção ativa/participativa da equipe quanto ao uso de simulação realística como estratégia de sensibilização/reflexão da equipe multiprofissional quanto ao processo de trabalho. Metodologia: Estudo de corte transversal e de abordagem quali-quantitativa, entre profissionais da equipe de assistência ao parto em um hospital público universitário, incluindo médicos, enfermeiros, residentes de medicina e técnicos de enfermagem. Resultados: Dos participantes da pesquisa (n=20), 18 são do sexo feminino e 16 compõem a equipe de enfermagem incluindo enfermeiros e técnicos. 11 concordam totalmente ou concordam que a simulação tem capacidade de mudar a conduta profissional, 11 concordam que a simulação pode melhorar o relacionamento entre os membros da equipe, e 12 consideram que a melhoria na relação entre a equipe ocasionada pela simulação pode melhorar a assistência ao paciente. Ainda, foi constatado com base na percepção dos participantes sobre a experiência realística vivenciada, que há grande importância em seu uso pelo seu papel reflexivo, para a verificação da necessidade de seguimento de um fluxograma assistencial, sua proximidade com a realidade, evidencia dos pontos fortes e fracos a serem desenvolvidos e a preparação para situações de urgência e emergência. Conclusão: Conclui-se que o presente estudo atingiu seu objetivo em promover a reflexão e sensibilização da equipe em relação ao processo de trabalho e a assistência em saúde, pelo uso da simulação realística, e apresenta diversos benefícios profissionais, individuais e assistenciais. Mostrou que seu uso como uma metodologia de ensino aprendizagem é eficaz, segura, capaz de despertar habilidades e lapidar conhecimentos.
Abstract: Introduction: Realistic simulation, with the participation of actors, is an effective teaching-learning method and its use in the hospital context is relevant for the training of the team, since there is great potential to stimulate the improvement of relationships, as well as its use as a tool. reflective / evaluative method of the collective and individual work process. Objective: To analyze the active/participative perception of the team regarding the use of realistic simulation as a strategy to raise awareness / reflection of the multidisciplinary team regarding the work process. Methodology: Cross-sectional study with a qualitative and quantitative approach, among professionals in the childbirth care team at a public university hospital, including doctors, nurses, medical residents and nursing technicians. Results: Of the research participants (n = 20), 18 are female and 16 of them make up the nursing team including nurses and technicians. 11 fully agree or agree that the simulation has the capacity to change professional conduct, 11 agree that the simulation can improve the relationship between team members, and 12 consider that the improvement in the relationship between the team caused by the simulation can improve assistance to the patient. Still, it was found based on the participants' perception of the realistic experience, that there is great importance in its use due to its reflective role, to verify the need to follow an assistance flow chart, its proximity to reality, evidence of the strengths and weaknesses to be developed and the preparation for urgent and emergency situations. Conclusion: It is concluded that the present study reached its objective in promoting reflection and awareness of the team in relation to the work process and health care, through the use of realistic simulation, and presents several professional, individual and care benefits. It showed that its use as a teaching-learning methodology is effective, safe, capable of awakening abiliity and honing knowledge.
Keywords: Treinamento por simulação
Assistência à saúde
Unidade Hospitalar de Ginecologia e Obstetrícia
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Nathalie Oliveira. Simulação realística: uma estratégia de capacitação da equipe na assistência ao parto em tempos de covid-19. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30105
Date of defense: 2-Oct-2020
Appears in Collections:TCC - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SimulaçãoRealísticaUma.pdf883.69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons