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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30074
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-7571-6415 |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Estudo dos fenômenos da gíria do funk como suporte para o ensino da Língua Portuguesa |
Alternate title (s): | Study of funk slang phenomena as a support for the teaching of the Portuguese Language |
Author: | Silva, Lara Cristina do Amaral |
First Advisor: | Cristianini, Adriana Cristina |
First member of the Committee: | Dias, Eliana |
Second member of the Committee: | Soares, Rita de Cássia da Silva |
Summary: | Esta pesquisa tem como objetivo principal elaborar uma proposta de intervenção que, partindo do gênero musical funk, possa propiciar condições para que o aluno se conscientize de que a linguagem do funk, com suas gírias e particularidades, pode dialogar com a variedade linguística priorizada na escola, ou seja, o aluno não precisa abrir mão da sua maneira de falar, porém, concomitantemente, deve desenvolver competência linguística eficiente na variante de prestígio, para utilizá-la em situações de comunicação que exijam um maior monitoramento da língua. Nesta pesquisa, buscamos desenvolver nos alunos a consciência sobre a adequação linguística nos seus mais variados contextos, respaldados pelas concepções de Coseriu (1979), Labov (1972), Bakhtin (2004), Preti (1984, 2000, 2004, 2006), Bagno (1999), Cristianini (2007), entre outros. Como os alunos demonstram por meio de opiniões e ações uma grande afinidade pelo gênero musical funk, estilo polêmico, sobretudo devido ao conteúdo das letras de algumas de suas vertentes e são influenciados por ele na fala e na escrita, propusemo-nos a fazer um estudo de elementos que caracterizam a linguagem do funk, a saber: a gíria, o palavrão, o vocabulário obsceno e erótico. Também utilizamos estratégias que valorizam a diversidade linguística dos alunos, aproximando-nos de um ensino aberto à reflexão, ao diálogo e à diversidade. Como produto, produzimos um compêndio didático sobre o tema, disponibilizado para consulta e aplicabilidade para toda a comunidade escolar e para quem porventura interessar. Esse material constituiu-se em um Blog contendo informações, fontes e sugestões para o trabalho com funk em sala de aula, tais como, entrevistas com especialistas, curiosidades, análise musical, vídeos humorísticos, atividades, entre outros. Com isso, pretendemos não só poder contribuir para o ensino de Língua Portuguesa, mas também, minimizar os estigmas da imagem pré-concebida pela comunidade escolar sobre o gênero musical funk, com o qual os jovens alunos tanto se identificam. |
Abstract: | This research has as main objective to elaborate an intervention proposal that, starting from the funk musical genre, can provide conditions for the student to become aware that the funk language, with its slang and particularities, can dialogue with the linguistic variety prioritized in the school , that is, the student does not need to give up his way of speaking, however, concomitantly, he must develop efficient linguistic competence in the prestige variant, to use it in communication situations that require greater monitoring of the language. In this research, we seek to develop students' awareness of linguistic adequacy in their most varied contexts, supported by the concepts of Coseriu (1979), Labov (1972), Bakhtin (2004), Preti (1984, 2000, 2004, 2006), Bagno (1999), Cristianini (2007), among others. As students demonstrate, through opinions and actions, a great affinity for the funk musical genre, a controversial style, mainly due to the content of the lyrics of some of its aspects, and are influenced by it in speech and writing, we proposed to make a study of elements that characterize the language of funk, namely: slang, expletives, obscene and erotic vocabulary. We also use strategies that value students' linguistic diversity, approaching teaching open to reflection, dialogue and diversity. As a product, we produced a didactic compendium on the topic, made available for consultation and applicability, to the entire school community and to anyone who might be interested. This material consisted of a Blog containing information, sources and suggestions for working with funk in the classroom, such as interviews with experts, curiosities, music analysis, humorous videos, activities, among others. With this, we intend not only to be able to contribute to the teaching of the Portuguese language, but also to minimize the stigmas of the image pre-conceived by the school community about the funk musical genre, with which young students are so identified. |
Keywords: | Linguística Variação linguística Léxico Ensino de Língua Portuguesa Funk Linguistics Linguistic variation Lexicon Portuguese Language Teaching Funk |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Subject: | Linguística Língua portuguesa - Gíria |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional) |
Quote: | SILVA, Lara Cristina do Amaral. Estudos dos fenômenos da gíria do funk como suporte para o ensino da Língua Portuguesa . 2020. 180 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.390 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.390 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30074 |
Date of defense: | 14-Feb-2020 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional) |
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