Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30067
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Motivos que levam estudandes da Educação Básica a não participarem das aulas de Educação Física: um estudo sobre o GTT-Escola do XXI CONBRACE e VIII CONICE-2019 |
Título(s) alternativo(s): | reasons that lead students of Basic Education not to participate in Physical Education classes: a study on the GTT–Escola XXI CONBRACE and VIII CONICE-2019 |
Autor(es): | Sousa, Mirian Virgilina Jovita de Morais |
Primeiro orientador: | Prado, Vagner Matias do |
Primeiro membro da banca: | Antunes, Marina Ferreira de Souza |
Segundo membro da banca: | Nogueira, Alessandra Lo Gullo Alves |
Resumo: | O presente trabalho buscou investigar os motivos que levam estudantes da Educação Básica a não participarem das aulas de Educação Física, por meio de um estudo sobre a mais recente edição do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE), de 2019. Objetivou-se avaliar nos trabalhos publicados no Grupo de Trabalho Temático “Escola” (GTT05), nos anais da edição mais recente do CONBRACE/ 2019, realizado em Natal-RN, os motivos que levam estudantes da Educação Básica a não participarem das aulas de Educação Física. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental via abordagem qualitativa. Os dados foram gerados por meio dos resumos expandidos publicados no GTT – Escola da edição do CONBRACE de 2019. Os procedimentos de análise dos dados contaram com duas etapas: 1) A primeira análise realizada tratou de quantificar os trabalhos que atendessem aos critérios de inclusão e exclusão delimitados para a pesquisa. 2) A segunda análise foi realizada de maneira qualitativa, através da leitura dos resumos expandidos dos trabalhos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão da pesquisa. Foram elaborados dois eixos para discussão: 1) Desmotivação, falta de participação, exclusão e autoexclusão das aulas de Educação Física e 2) Propostas de superação da não participação nas aulas de Educação Física. Os resultados obtidos permitem identificar que a desmotivação, assim como a falta de participação, a exclusão e a autoexclusão, são temáticas abordadas em poucos trabalhos. Além disto, nos poucos estudos em que a problemática é evidenciada, os autores não apresentam estratégias para a superação do problema. |
Abstract: | This study aimed at investigating the reasons that lead students of basic education not to participate in Physical Education classes, through a study conducted on the latest edition of the Brazilian Congress of Sports Sciences (CONBRACE), 2019. The main goal was to evaluate the reasons that lead students of basic education not to participate in Physical Education classes based on the works published in the Thematic Working Group "School" (GTT05), in the annals of the most recent edition of CONBRACE/ 2019, held in Natal-RN. The methodology applied comprehended a documentary research via qualitative approach. Data were generated through the expanded abstracts published in the GTT-Escola do CONBRACE edition of 2019. Procedures to analyze data were conducted in two different stages: 1) the first analysis aimed at quantifying the studies that met the inclusion and exclusion criteria defined for the research. 2) the second analysis was performed qualitatively, by reading the expanded abstracts of the papers that met the inclusion and exclusion criteria of the research. Two axes were developed for discussion: 1) Demotivation, lack of participation, exclusion and self-exclusion from physical education classes and 2) Demotivation, lack of participation, exclusion and self-exclusion from physical education classes. The results achieved have allowed us to identify that demotivation, as well as lack of participation, exclusion and self-exclusion are themes addressed only in a few studies. In addition, in the few studies in which the problem is evidenced, the authors do not present strategies to overcome such situation. |
Palavras-chave: | Educação Física Escolar School Physical Education Não participação nas aulas de Educação Física Non-participation in Physical Education classes CONBRACE CONBRACE |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SOUSA, Mirian Virgilina Jovita de Morais. Motivos que levam estudantes da Educação Básica a não participarem das aulas de Educação Física: um estudo sobre o GTT-Escola do XXI CONBRACE e VIII CONICE 2019. 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30067 |
Data de defesa: | 6-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MotivosQueLevam.pdf | 398.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons