Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30067
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Mirian Virgilina Jovita de Morais-
dc.date.accessioned2020-10-13T21:46:25Z-
dc.date.available2020-10-13T21:46:25Z-
dc.date.issued2020-10-06-
dc.identifier.citationSOUSA, Mirian Virgilina Jovita de Morais. Motivos que levam estudantes da Educação Básica a não participarem das aulas de Educação Física: um estudo sobre o GTT-Escola do XXI CONBRACE e VIII CONICE 2019. 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30067-
dc.description.abstractThis study aimed at investigating the reasons that lead students of basic education not to participate in Physical Education classes, through a study conducted on the latest edition of the Brazilian Congress of Sports Sciences (CONBRACE), 2019. The main goal was to evaluate the reasons that lead students of basic education not to participate in Physical Education classes based on the works published in the Thematic Working Group "School" (GTT05), in the annals of the most recent edition of CONBRACE/ 2019, held in Natal-RN. The methodology applied comprehended a documentary research via qualitative approach. Data were generated through the expanded abstracts published in the GTT-Escola do CONBRACE edition of 2019. Procedures to analyze data were conducted in two different stages: 1) the first analysis aimed at quantifying the studies that met the inclusion and exclusion criteria defined for the research. 2) the second analysis was performed qualitatively, by reading the expanded abstracts of the papers that met the inclusion and exclusion criteria of the research. Two axes were developed for discussion: 1) Demotivation, lack of participation, exclusion and self-exclusion from physical education classes and 2) Demotivation, lack of participation, exclusion and self-exclusion from physical education classes. The results achieved have allowed us to identify that demotivation, as well as lack of participation, exclusion and self-exclusion are themes addressed only in a few studies. In addition, in the few studies in which the problem is evidenced, the authors do not present strategies to overcome such situation.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectSchool Physical Educationpt_BR
dc.subjectNão participação nas aulas de Educação Físicapt_BR
dc.subjectNon-participation in Physical Education classespt_BR
dc.subjectCONBRACEpt_BR
dc.subjectCONBRACEpt_BR
dc.titleMotivos que levam estudandes da Educação Básica a não participarem das aulas de Educação Física: um estudo sobre o GTT-Escola do XXI CONBRACE e VIII CONICE-2019pt_BR
dc.title.alternativereasons that lead students of Basic Education not to participate in Physical Education classes: a study on the GTT–Escola XXI CONBRACE and VIII CONICE-2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Prado, Vagner Matias do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5401466231790767pt_BR
dc.contributor.referee1Antunes, Marina Ferreira de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4450708231672629pt_BR
dc.contributor.referee2Nogueira, Alessandra Lo Gullo Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4817323021657344pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9969741652526841pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho buscou investigar os motivos que levam estudantes da Educação Básica a não participarem das aulas de Educação Física, por meio de um estudo sobre a mais recente edição do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE), de 2019. Objetivou-se avaliar nos trabalhos publicados no Grupo de Trabalho Temático “Escola” (GTT05), nos anais da edição mais recente do CONBRACE/ 2019, realizado em Natal-RN, os motivos que levam estudantes da Educação Básica a não participarem das aulas de Educação Física. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental via abordagem qualitativa. Os dados foram gerados por meio dos resumos expandidos publicados no GTT – Escola da edição do CONBRACE de 2019. Os procedimentos de análise dos dados contaram com duas etapas: 1) A primeira análise realizada tratou de quantificar os trabalhos que atendessem aos critérios de inclusão e exclusão delimitados para a pesquisa. 2) A segunda análise foi realizada de maneira qualitativa, através da leitura dos resumos expandidos dos trabalhos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão da pesquisa. Foram elaborados dois eixos para discussão: 1) Desmotivação, falta de participação, exclusão e autoexclusão das aulas de Educação Física e 2) Propostas de superação da não participação nas aulas de Educação Física. Os resultados obtidos permitem identificar que a desmotivação, assim como a falta de participação, a exclusão e a autoexclusão, são temáticas abordadas em poucos trabalhos. Além disto, nos poucos estudos em que a problemática é evidenciada, os autores não apresentam estratégias para a superação do problema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MotivosQueLevam.pdf398.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons