Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30038
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2379-9321
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise da produção científica sobre educação sexual nas aulas de educação física do ggt- gênero do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte(CONBRACE) entre 2015 à 2019
Autor(es): Vitorino, Helen Regina Santos
Primeiro orientador: Prado, Vagner Matias do
Primeiro membro da banca: Prado, Vagner Matias do
Segundo membro da banca: Antunes, Marina Ferreira de Souza
Terceiro membro da banca: Nogueira, Alessandra Lo Gullo
Resumo: O presente trabalho buscou problematizar a educação sexual como conteúdo da Educação Física escolar. O objetivo geral foi analisar a produção científica(trabalho completo, resumo expandido e resumo simples), sobre educação sexual nas aulas de Educação Física publicizados pelo Grupo de Trabalho Temático Gênero, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, publicados nos anais das edições do Congresso Brasileiros de Ciências do Esporte (Conbrace), entre os anos de 2015 e 2019. Para tal, utilizamos a pesquisa documental de abordagem qualitativa e selecionamos os trabalhos no anais do citado evento em suas três últimas edições. Como resultados encontramos 12 trabalhos sobre a temática. Referem-se a diferentes temas relaciondos à sexualidade, tais como: trabalhos que discutiram o tema sexualidade a partir dos clássicos da educação física; propostas que visaram trabalhar gênero e sexualidade como conteúdos específicos das aulas; trabalhos que representaram a sexualidade na visão dos direitos humanos e reconhecimento das diferenças; trabalhos sobre a representação de professores/as sobre as temáticas de sexualidade e gênero. Cabe destacar que poucos apresentam possibilidades para desenvolver a sexualidade como conteúdo específico das aulas de Educação Física na educação básica.
Abstract: This study aimed at problematizing sex education as content of School Physical Education. The general objective was to analyze the scientific production on sex education in Physical Education classes published by the Thematic Working Group Gender, of the Brazilian School of Sports Scences, published in the annals of the editions of the Brazilian Congress of Sports Sciences(Conbrace), between the years 2015 and 2019. In order to reach our goal, we used the documentary research of qualitative approach and selected the works in the annals of the aforementioned event in its last three editions. As results we found 12 works conducted on the theme. They refer to different themes related to sexuality, such as: works that discussed sexuality based on the classics of Physical Education; proposals that aimed to work gender and sexuality as specific contents of classes; works that represented sexuality in the view of human rights and recognition of differences; works on the representation of teachers on the themes of sexuality and gender. It should be noted that only a few of such works display possibilities for developing sexuality as a specific content in Physical Education classes in Basic Education.
Palavras-chave: Educação Física escolar
Educação sexual
Gênero
Conbrace
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: VITORINO, Helen Regina Santos. Análise da produção científica sobre educação sexual nas aulas de educação física do gtt- gênero do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte( CONBRACE) entre 2015 à 2019. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30038
Data de defesa: 6-Out-2020
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnáliseProduçãoCientífica.pdf2.07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.