Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30038
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Vitorino, Helen Regina Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-09T16:32:59Z | - |
dc.date.available | 2020-10-09T16:32:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-06 | - |
dc.identifier.citation | VITORINO, Helen Regina Santos. Análise da produção científica sobre educação sexual nas aulas de educação física do gtt- gênero do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte( CONBRACE) entre 2015 à 2019. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30038 | - |
dc.description.abstract | This study aimed at problematizing sex education as content of School Physical Education. The general objective was to analyze the scientific production on sex education in Physical Education classes published by the Thematic Working Group Gender, of the Brazilian School of Sports Scences, published in the annals of the editions of the Brazilian Congress of Sports Sciences(Conbrace), between the years 2015 and 2019. In order to reach our goal, we used the documentary research of qualitative approach and selected the works in the annals of the aforementioned event in its last three editions. As results we found 12 works conducted on the theme. They refer to different themes related to sexuality, such as: works that discussed sexuality based on the classics of Physical Education; proposals that aimed to work gender and sexuality as specific contents of classes; works that represented sexuality in the view of human rights and recognition of differences; works on the representation of teachers on the themes of sexuality and gender. It should be noted that only a few of such works display possibilities for developing sexuality as a specific content in Physical Education classes in Basic Education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Física escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Conbrace | pt_BR |
dc.title | Análise da produção científica sobre educação sexual nas aulas de educação física do ggt- gênero do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte(CONBRACE) entre 2015 à 2019 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Prado, Vagner Matias do | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5401466231790767 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Prado, Vagner Matias do | - |
dc.contributor.referee2 | Antunes, Marina Ferreira de Souza | - |
dc.contributor.referee3 | Nogueira, Alessandra Lo Gullo | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho buscou problematizar a educação sexual como conteúdo da Educação Física escolar. O objetivo geral foi analisar a produção científica(trabalho completo, resumo expandido e resumo simples), sobre educação sexual nas aulas de Educação Física publicizados pelo Grupo de Trabalho Temático Gênero, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, publicados nos anais das edições do Congresso Brasileiros de Ciências do Esporte (Conbrace), entre os anos de 2015 e 2019. Para tal, utilizamos a pesquisa documental de abordagem qualitativa e selecionamos os trabalhos no anais do citado evento em suas três últimas edições. Como resultados encontramos 12 trabalhos sobre a temática. Referem-se a diferentes temas relaciondos à sexualidade, tais como: trabalhos que discutiram o tema sexualidade a partir dos clássicos da educação física; propostas que visaram trabalhar gênero e sexualidade como conteúdos específicos das aulas; trabalhos que representaram a sexualidade na visão dos direitos humanos e reconhecimento das diferenças; trabalhos sobre a representação de professores/as sobre as temáticas de sexualidade e gênero. Cabe destacar que poucos apresentam possibilidades para desenvolver a sexualidade como conteúdo específico das aulas de Educação Física na educação básica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Educação Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 44 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81754144 | - |
Appears in Collections: | TCC - Educação Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AnáliseProduçãoCientífica.pdf | 2.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.