Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30010
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1504-5343
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Internet das coisas e seu impacto na vantagem competitiva das empresas
Título(s) alternativo(s): Internet of things and their impact on the competitive advantage of firms
Autor(es): Filho, Walter Rosa Duarte
Primeiro orientador: Padrão, Luis Carlos
Primeiro membro da banca: Maria Bueno, Janaina
Segundo membro da banca: Roberto Domingues, Carlos
Terceiro membro da banca: Valdecir Deretti Lemes, Sandro
Resumo: A rápida evolução das tecnologias baseadas em Internet das Coisas, em função da relativa diminuição de custo, faz com que as empresas tomem decisões estratégicas afim de criar e melhorar capacidades que possibilitam explorar as novidades digitais, introduzindo inovação ao modelo de negócios, mantendo assim o caminho da vantagem competitiva. O objetivo do estudo é diagnosticar como as empresas agrícolas usam e superam as limitações relacionadas a IoT no seu modelo de negócio, especificamente em relação à vantagem competitiva. O procedimento metodológico utilizado na pesquisa foi deum estudo de casos múltiplos, em duas empresas do setor agrícola entrevistando em cada empresa dois líderes com visões, técnicas e de gestão, sendo o estudo descrito como qualitativo com análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas, exploratório e descritivo. Este trabalho aborda, nesse contexto, as necessidades de uso da IoT, assim como barreiras e decisões estratégicas, e visa contribuir cientificamente com a universidade e os administradores da área. Como resultado da pesquisa obtivemos que as necessidades de uso das tecnologias IoT, pelo setor agrícola, está em evolução inicial, buscando eficiência operacional e ajustes na proposição de valor melhorando a qualidade de seus produtos através de rastreabilidade e racionalização dos ativos ambientais. Observou-se ainda maior atenção quanto ao retorno sobre o investimento, a inviabilidade tecnológica, principalmente das tecnologias de conectividade, e também a alta complexidade e valor apresentados nas soluções IoT. A lógica estratégica identificada nesse processo de evolução da adoção está mais relacionada ao uso da IoT como como fator que possibilite melhorias na proposição de valor do que como fonte de vantagem competitiva. Assim, foi possível a construção de um guia facilitador capaz de auxiliar no diagnóstico e condução das empresas do setor agrícola em três etapas principais de adoção das tecnologias IoT.
Abstract: A rapid evolution of the technologies based on the Internet of Things, due to the low cost, makes companies take strategic decisions to create and improve the capabilities that make it possible to explore digital novelties, to introduce innovation in the business model, and to maintain the competitive advantage. The purpose of research is to diagnose how agricultural companies use and overcome the limitations related to IoT in their business model, specifically in relation to competitive advantage. The methodology used in the research is a study of multiple cases, in two agricultural companies interviewing each company with two leaders with views, techniques and management, the study being described as qualitative with content analysis of semi-structured, exploratory and descriptive interviews. This work addresses, in this context, IoT usage needs, as well as barriers and strategic decisions, and aims to contribute scientifically to the university and the administrators of the area in addition to increasing the low number of publications on IoT and the business environment. As a result of the research, we obtained that the needs for the use of IoT technologies, by the agricultural sector, is in initial evolution, seeking operational efficiency and adjustments in the value proposition, improving the quality of its products through the traceability and rationalization of environmental assets. Even more attention was observed regarding the return on investment, the technological infeasibility, mainly of connectivity technologies, and also the high complexity and value presented in IoT solutions. The strategic logic identified in this adoption evolution process is more related to the use of IoT as a factor that enables improvements in the value proposition than as a source of competitive advantage. Thus, it was possible to build a facilitating guide capable of assisting in the diagnosis and management of companies in the agricultural sector in three main stages of adopting IoT technologies.
Palavras-chave: Internet das coisas
Vantagem competitiva
Modelo de negócios
Capacidades dinâmicas
Internet of things
Competitive advantage
Business model
Dynamic capabilities
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Assunto: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)
Referência: FILHO, Walter Rosa Duarte. Internet das coisas e seu impacto na vantagem competitiva das empresas. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3914.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3914
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30010
Data de defesa: 31-Jul-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InternetDasCoisas.pdf2.52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.