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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-0991-3212
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A degustação como ação promocional: um estudo de caso de um produto lácteo
Autor(es): Pinho, Otávio Henrique Vieira de
Primeiro orientador: Fagundes, André Francisco Alcântara
Primeiro membro da banca: Machado, Sany Karla
Segundo membro da banca: Daher Paulo, Renata Rodrigues
Resumo: O ramo alimentício representa uma parcela significativa do mercado e, por isso, torna-se cada dia um setor mais competitivo. Neste contexto, os gestores buscam encontrar soluções para alavancar suas vendas e se destacar no meio. A área de marketing é muito importante para este processo, pois, com base em seus preceitos pode-se criar variadas estratégias para alcançar os objetivos da organização. No mercado de venda de alimentos, uma técnica promocional muita utilizada para impulsionar lançamentos ou produtos com potencial de vendas são as degustações, também conhecidas como experimentações no ponto de venda. Esse método consiste em fazer com que o consumidor experimente o produto no ponto de venda considera a possibilidade de, ao gerar o consumo gratuito, criar o hábito de compra neste comprador. Este trabalho, por meio de um estudo de caso, analisou a efetividade do uso desta ferramenta para promoção de produtos lácteos. Para isso, as variáveis utilizadas foram os dados da empresa em relação a quantidade e faturamento vendido. Consideraram-se informações de um período que conteve 96 ações com um mesmo produto, o qual a organização entendia ter um bom potencial de venda. Com os resultados obtidos antes, durante e depois dessas ações, pôde-se comparar os resultados nos dois principais tipos de estabelecimentos do ramo: supermercados e atacarejos. Ainda no trabalho, buscou-se compreender a influência das degustações dentro do município que aconteceu, considerando também lugares onde não ocorreram as ações. Assim, foi entendido que, no caso analisado, esta técnica de promoção de vendas possibilitou melhoria dos resultados. Portanto, os resultados indicam que a experimentação é uma opção viável para empresas alimentícias estimularem suas vendas.
Palavras-chave: Degustação
Experimentação
Varejo alimentício
Promoção de vendas
Laticínios
Food sampling
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PINHO, Otávio Henrique Vieira de. A degustação como ação promocional: um estudo de caso de um produto lácteo. 2020. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29993
Data de defesa: 2-Set-2020
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