Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29939
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-8160-0870
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Atividade de isolados de Beauveria bassiana (Bals.) Vuill. Sobre a broca-do-café, Hypothenemus hampei (Ferrari) em laboratório
Author: Rocha, Leandria Garcia
First Advisor: Celoto , Fernando Juari
Summary: A espécie Hypothenemus hampei (Ferrari) apresenta grande importância econômica pelos danos causados à cafeicultura nacional e mundial, sendo a aplicação de inseticidas químicos, o método de controle mais utilizado pelos cafeicultores para o manejo da praga. Com a proibição do uso do inseticida endosulfan e os crescentes relatos de dificuldade de controle devido à baixa eficácia dos inseticidas utilizados atualmente, surgiu a necessidade de estudos com métodos alternativos ao controle químico, tais como o controle biológico, utilizando inseticidas a base de Beauveria bassiana (Bals.) Vuill. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito de dois isolados do fungo entomopatogênico Beauveria bassiana, na mortalidade e reprodução de H. hampei. Os tratamentos foram: Testemunha; Granada (B. bassiana 1 x 1010 UFC/g, isolado IBC66) nas doses de 200 e 300 g p.c./ha); Boveril WP PL 63 (B. bassiana 1 x 108 UFC/g, isolado PL63) nas doses de 500 e 750 g p.c./ha; Curbix (etiprole) na dose de 2500 mL p.c./ha. O experimento seguiu delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições. Frutos no estágio grão verde foram coletados em área sem aplicação de inseticidas, localizada na Fazenda do Campus Glória da Universidade Federal de Uberlândia, lavados em água corrente e deixados para secar em temperatura ambiente. Após a secagem 10 frutos e 10 fêmeas ativas da broca foram acondicionados em placas de Petri realizando a pulverização, utilizando-se um pulverizador manual, na proporção de 400 L/ha. Foi avaliado a mortalidade de adultos e larvas e número de frutos broqueados até dez dias após a aplicação. Aos 15 dias após a aplicação, os frutos broqueados foram dissecados para contagem do número de ovos e larvas vivas. Os isolados de B. bassiana não apresentaram efeito na mortalidade e na redução de danos aos frutos, não diferindo da testemunha. Com relação ao efeito na reprodução os isolados proporcionaram eficiências médias superiores a 80% na redução do número de ovos e larvas no fruto, diferindo da testemunha, sendo que o isolado IBC66 foi numericamente superior ao isolado PL63. Com os resultados obtidos nas condições deste trabalho, concluiu-se que os inseticidas biológicos não foram eficientes na mortalidade e redução do ataque aos frutos, porém proporcionaram efeito negativo sobre a reprodução.
Keywords: Coffea arabica
Controle biológico
MIP
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ROCHA, Leandria Garcia. Atividade de isolados de Beauveria bassiana (Bals.) Vuill. sobre a broca-do-café, Hypothenemus hampei (Ferrari) em laboratório. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29939
Date of defense: 17-Dec-2019
Appears in Collections:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AtividadesDeIsolados.pdfTCC1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons