Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29936
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0147-8685
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Projeto e dimensionamento de um motor de pistão livre para operação em associação com um gerador elétrico linear
Título (s) alternativo (s): Design and dimensioning of a free piston engine for operation in association with a linear electric generator
Autor: Rigobello, Lucas da Silva
Primer orientador: Santos, Marcelo Braga dos
Primer coorientador: Borges, José Antônio Ferreira
Primer miembro de la banca: Cunha Junior, Sebastião Simoes da
Segundo miembro de la banca: Carvalho, Solidonio Rodrigues de
Resumen: Tendo como princípio a ideia de que os atuais combustíveis fósseis não condizem com o conceito de sustentabilidade, surge então a necessidade de se repensar a maneira como a energia é produzida e utilizada. Para isso, observa-se duas vertentes: uma que apresenta o conceito de energia renovável e a segunda que propõe maior eficiência energética. Assim o presente trabalho é de certa forma motivado por ambas as vertentes. No âmbito de eficiência energética é proposto o desenvolvimento de um sistema composto por um motor linear de pistão livre em conjunto com um gerador elétrico linear que promete uma melhor eficiência quando comparado com motores convencionais. Já na vertente de energia renováveis, este apresenta a proposta de utilizar como combustível um gás decorrente da síntese de resíduos sólidos urbanos. Um motor de dois tempos, de pistão duplo e com sistema de limpeza Uniflow, define a configuração aplicada neste projeto de free piston engine generator. O modelo matemático empregado é aprimorado de forma a contabilizar os fluxos de massa durante as trocas gasosas, e as geometrias de portas e válvulas. A análise de sensibilidade dos parâmetros, da geometria do motor, dos tempos de admissão e exaustão, do sistema dinâmico e massa de combustível, é realizada para se observar as influências sobre o comportamento do motor. Um problema de otimização é estruturado com objetivo de encontrar a melhor configuração que resulte na máxima eficiência do conjunto motor-gerador. A partir da configuração otimizada, estima-se às condições de pico e médias, da operação do motor de pistão livre. Estas informações são utilizadas na especificação de material e dimensionamento do cilindro, cabeçote, parafusos, pistão, anéis e pino do pistão.
Abstract: Following the idea that the current fossil fuels do not follow the sustainability concept, it comes to light the need to reevaluate the way energy is produced and used. So, there are two aspects: one that presents the concept of renewable energy and the second that seeks higher energy efficiency. The present work is somewhat motivated by both aspects. In terms of energy efficiency, it is proposed the development of a free-piston linear motor combined with a linear electric generator that promises better efficiency in comparison to conventional motors. On the other hand, in terms of renewable energy, it proposes to use as fuel, a gas from synthesis of urban solid waste. A two-stroke, doublepiston engine with Uniflow scavenging, defines the configuration used in this free piston engine generator project. The mathematical model adopted is improved in order to account for mass flows during gas changes, and the geometries of ports and valves. The sensitivity analysis of the parameters, as geometry of the engine, the intake and exhaust times, the dynamic system and the fuel mixture, is performed to note the influences on the engine behavior. An optimization problem is structured in order to find the best configuration that results in the maximum efficiency of the generator set. Further, from the optimized configuration, the peak and average operation conditions of the free piston engine are estimated. This information is used in the material specification and designing of the cylinder, cylinder head, screws, piston, rings and piston pin.
Palabras clave: Motor de pistão livre
Otimização
Especificação de material
Dimensionamento
Free piston engine
Optimization
Material specification
Design
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS
Tema: Motores
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Cita: RIGOBELLO, Lucas da Silva. Projeto e dimensionamento de um motor de pistão livre para operação em associação com um gerador elétrico linear. 2020. 124 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.567
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.567
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29936
Fecha de defensa: 14-ago-2020
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ProjetoDimensionamentoMotor.pdf7.15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.