Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29850
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Política de educação para jovens e adultos: os desafios para implementação e a manutenção do PMEA no município de Uberlândia-MG (Anos 1980-2000). |
Título(s) alternativo(s): | Education policy for young people and adults: the challenges for the implementation and maintenance of the PMEA in the city of Uberlândia-MG (Years 1980-2000) |
Autor(es): | Fernandes, Sheila Maria Pereira |
Primeiro orientador: | Marson, Fernando |
Resumo: | Esta dissertação possui como tema as Políticas da Educação de Jovens e Adultos, num resgate histórico de suas principais ações, focalizando, principalmente aquelas ocorridas no município de Uberlândia-MG, no período de 1982 à 2000, ressaltando os seus principais desafios para implantação e manutenção do programa municipal para erradicação do analfabetismo (PMEA). Para realização desta pesquisa, foram utilizados levantamentos e análise de dados estatísticos, documentos institucionais, entrevistas orais com ex-secretários de educação, coordenadoras, orientadores educacionais, professores e alunos do PMEA. O trabalho está organizado da seguinte maneira: Um breve histórico da educação de jovens e adultos no Brasil; em seguida, retrataremos as experiências na educação de jovens e adultos no período de 1982 à 2000, dando ênfase ao programa municipal de erradicação do analfabetismo, resgatando a sua história e com um enfoque especial, as suas condições de funcionamento no ano 2000. Este estudo toma a educação de jovens e adultos como um direito social, caminho de uma cidadania moderna, ressaltando a sua importância e as mudanças na qualidade de vida que dele se utilizaram. |
Abstract: | This composition has, like a theme, the Educational Politics of Young People and Adults, trying to get back its history and its principais actions, fowsing the actions ocurred in Uberlândia -MG, from 1982 to 2000, showing its principais challengers of implantation and maintainenc of Municipal Programm for Erradication of Analphabetism (PMEA). Institutional documents statistics data and oral interviews writh ex secretaries, coor-dinators, orientators, teachers and istudents of PMEA were analised and used to support the research. This work is organised in this way: A brief ambraf historie of young and adults education in Brazil, so will show the experi-ences of young and adults education from 1982 to 2000, emphasizing the Municipal Programm for Erradication of Analphabetism (PMEA), showing how it worked during 2000. This resaech analise the young and adults education like a social right, a way to get on a modem society, where man can think by himself, fowsing its importance and chan- ges in order to take righ life quality. |
Palavras-chave: | Uberlândia Período de 1982 à 2000 Erradicação do analfabetismo |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Assunto: | Educação de jovens e adultos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | FERNANDES, Sheila Maria Pereira. Política de educação para jovens e adultos - os desafios para implementação e a manutenção do PMEA no município de Uberlândia-MG (Anos 1980-2000). 2002. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2002.59 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2002.59 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29850 |
Data de defesa: | 2002 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PoliticaEducacaoJovens.pdf | 7.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons