Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29842
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Práticas e representações sociais sobre reprovação: um estudo no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia |
Alternate title (s): | Practices and social representations about failure: a study in the Electrical Engineering course at the Federal University of Uberlândia |
Author: | Araújo, Léia Souza Alves de |
First Advisor: | Silva, Marcelo Soares Pereira da |
First member of the Committee: | Borges, Mário Neto |
Second member of the Committee: | Cilloni, Arquimedes Diógenes |
Third member of the Committee: | Fonseca, Selva Guimarães |
Summary: | A pesquisa “Práticas e representações sociais sobre reprovação: um estudo no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia” foi desenvolvida no Mestrado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, no período de 2001/2002, com o objetivo de analisar representações sociais sobre o fenômeno da reprovação no processo de ensino-aprendizagem do curso de Engenharia Elétrica da UFU, com enfoque na compreensão das formas, do significado e da função das práticas avaliativas nas reprovações, no contexto dos sujeitos pesquisados (alunos, professores); buscou-se, apreender, ainda, a relação entre as representações sociais sobre esse fenômeno e suas repercussões nas interações entre professor e aluno, no processo ensino-aprendizagem e na perpetuação ou transformação das práticas educativas realizadas no curso de Engenharia Elétrica da UFU. Trata-se de uma pesquisa com ênfase nos aspectos qualitativos, mas que contém muitos dados quantitativos que serviram de subsídio para a escolha dos sujeitos entrevistados, dos aspectos pesquisados, e para apresentar-se de forma mais sistematizada, os índices de reprovação no período de 1997 a 2001, referentes às disciplinas comuns às duas ênfases existentes no curso: Eletrônica e Eletrotécnica. Os sujeitos entrevistados foram oito alunos que já haviam cursado as cinco disciplinas que apresentaram os maiores índices de reprovação no período delimitado, sendo que estas são: Eletromagnetismo, Mecânica dos Materiais, Circuitos Elétricos 1, Materiais Elétricos 1 e Física Geral 3; e três professores dessas mesmas disciplinas. N a entrevistas, no entanto, o foco não foi apenas nas cinco disciplinas citadas, pois o que se buscava compreender e analisar de forma mais aprofundada eram os fatores que causavam as reprovações, sem especificar-se nenhuma disciplina. Partia-se do pressuposto de que existiam idéias, posturas, comportamentos produzidos no espaço socialmente compartilhado pelo grupo e que estas circulavam e influenciavam com muita força a perpetuação das reprovações, o que é característico de uma representação social. Para compreender melhor o fenômeno da reprovação, foi realizado um resgate histórico da faculdade de Engenharia Elétrica da UFU, sendo discutidos o ensino e a formação do engenheiro de forma geral e também foi feito um estudo sobre avaliação de aprendizagem As análises aqui desenvolvidas evidenciam que o enfrentamento do problema das reprovações no curso de Engenharia Elétrica da UFU, assim como em cursos de Engenharia de outras instituições implica a melhoria do processo ensino-aprendizagem e na formação de professores de Engenharia. Implica, ainda, a necessidade de uma compreensão dinâmica e global do contexto e do cotidiano do curso, e um enfrentamento coletivo dos agentes educativos, de modo a se romper com aquelas visões, posturas e práticas conservadoras e autoritárias, que favorecem a perpetuação de fenômenos como a reprovação e que geram passividade e continuísmo entre professores e alunos, porém, as representações sociais contém, também, elementos que impulsionam à transformação da realidade existente. |
Abstract: | The research “Practices and Social Representations on Failure: A study of the Electrical Engineering Course of the Federal University of Uberlândia -UFU was developed in tlie Masters in Education Program at the Federal University of Uberlândia, lfom 2001 to 2002. The objective of the-study was to analyze social representation of the phenomenon of failure in the teaching-leaming process in an undergraduate course of UFU. The study focused on understanding evaluations and failure, their forms, meaning and function lfom the perspective of research participants - teachers and students. The study also sought to analyze the relationship between social representations of this phenomenon and the repercussions of the interactions between teachers and students in the teaching-leaming process as it perpetuates or transforms educational practice in the Electrical Engineering Course at UFU. The research is a qualitative study having, nonetheless, quantitative data that served as a basis for selecting the participants who were interviewed for the study and also afforded systematic presentation of failures recorded from 1997 to 2001 of the two majors in the Electrical Engineering Programs: Electronics and Eletrotechniques. The participants were eiglit students who had taken the five disciplines tliat had the higliest rates of failure in the period of time selected for the study: Electromagnetism, Material Mechanics, Electrical Circuitiy 1, Electrical Materials 1 and General Physics 3. Three faculty members who teach these disciplines also participated in the study. In the interviews that were conducted, however, the focus was not exclusively on the five disciplines mentioned in that the goal was to understand and analyze the complexity of the factors that caused failure without singling out a given discipline. The research posited that there were ideas, stances, behaviors that are shared and produced by the group and that circulated among the participants and thus perpetuated failure, which is also a characteristic of social representation. To provide a better understanding of failure in these specific majors it was important to review the historical background of the School of Electrical Engineering - UFU. To this end teaching and a general profile of graduates in Electrical Engineering was also discussed. An analysis of the role of evaluation in the leaming process was also studied. The analyses point to the fact that facing the problem of failure in Electrical Engineering - UFU, as well as at otlier courses of engineering at otlier mstitutions would benefít the teaching-leaming process as well as improving the quality of teachers in these programs. It also implies the need to understand the global and dynamic process in the day-to-day fimctioning of the program. In addition there is need for the group to face existing problems as well as negative views, authoritarian stances and conservative practices that sustain and perpetuate failure, leading to passive acceptance of the current situation. However, it should be recalled that social representations contain the elements that also transform and lead to cliange in the existing reality. |
Keywords: | Mestrado Psicologia social Estudantes de engenharia Engenharia Reprovação Estudo e ensino Orientação educacional no ensino superior Uberlândia (mg) |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Subject: | Fracasso escolar Rendimento escolar Psicologia escolar |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | ARAÚJO, Léia Souza Alves de. Práticas e representações sociais sobre reprovação: um estudo no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia. 2003. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.53 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.53 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29842 |
Date of defense: | 2003 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PraticasRepresentacoesSociais.pdf | 12.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License