Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29810
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarbosa, Aline Guimarães-
dc.date.accessioned2020-09-02T12:17:54Z-
dc.date.available2020-09-02T12:17:54Z-
dc.date.issued2020-02-19-
dc.identifier.citationBARBOSA, Aline Guimarães. Realidade Aumentada no Ensino Fundamental: indicadores de apoio da tecnologia digital na aprendizagem do Sistema Solar. 2020. 85 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3915pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29810-
dc.description.abstractThis research describes some contributions of the Augmented Reality (AR) application in the learning of abstract concepts for elementary school children in science content. Initially, perform a study on augmented reality, its origins, resources and uses in the classroom, identifying as advantages of its use in teaching the solar system as a display tool between content and learning abstract concepts. Then, develop a teaching methodology based on meaningful learning principles, integrated with the aurasma application with ar interface. As an experimental study, apply this teaching methodology in eight workshops in a 4th grade class of elementary school in a private school. In this study, a qualitative participatory research was prioritized in order to analyze whether ar resources - immersion, modeling, motivation, interactivity, cooperation, flexibility and authenticity - contribute to the learning of concepts that are not possible for real interaction. As data collection, direct observation, open texts, individual interviews and collective questionnaire responses were used. The selected results indicate that these ar indicators stimulate or involve students regarding the understanding of abstract concepts related to the proposed content.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRealidade Aumentadapt_BR
dc.subjectSistema Solarpt_BR
dc.subjectTecnologia e Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental Ipt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectAugmented Realitypt_BR
dc.subjectSolar Systempt_BR
dc.subjectTechnology and Educationpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.titleRealidade aumentada no ensino fundamental: indicadores de apoio da tecnologia digital na aprendizagem do Sistema Solarpt_BR
dc.title.alternativeAugmented reality in elementary school: support indicators of digital technology in the learning of the Solar Systempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Elise Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6634666752905869pt_BR
dc.contributor.referee1Nogueira, Kenedy Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5433104851214346pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Diva Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0257987232283189pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1282786224657723pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa descreve algumas contribuições da aplicação da Realidade Aumentada (RA) na aprendizagem de conceitos abstratos por crianças do Ensino Fundamental I no conteúdo de Ciências. Inicialmente, realizou-se um estudo sobre Realidade Aumentada, suas origens, características e possíveis usos em sala de aula, identificando as vantagens de seu emprego no ensino do Sistema Solar como ferramenta de aproximação entre o conteúdo e a aprendizagem de conceitos abstratos. Em seguida, elaborou-se uma metodologia de ensino fundamentada em princípios da aprendizagem significativa integrada ao aplicativo Aurasma com interface de RA. Como estudo experimental, aplicou-se esta metodologia de ensino em oito oficinas numa turma de 4º ano do Ensino Fundamental I de uma escola privada. Neste estudo, priorizou-se a pesquisa participativa qualitativa com o objetivo de analisar se as características de RA − imersão, modelagem, motivação, interatividade, cooperação, flexibilidade e autenticidade – contribuem com a aprendizagem de conceitos que não são possíveis de interação real. Como coleta de dados, foram utilizadas a observação direta, textos autorais, entrevistas individuais e resposta coletiva de questionários. Os resultados obtidos apontam que estes indicadores de RA estimulam o engajamento dos alunos referente à compreensão de conceitos abstratos relacionados ao conteúdo proposto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration85pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3915pt_BR
dc.orcid.putcode79780659-
dc.crossref.doibatchiddb8cfd95-87fe-4a64-b95e-f81c3f03c6e5-
dc.subject.autorizadoInovações educacionaispt_BR
dc.subject.autorizadoRealidade aumentadapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RealidadeAumentadaEnsino.pdf4.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons