Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29809
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2196-0644
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Trabalhando a autoestima linguística de alunos privados de liberdade: uma proposta didática a partir de dinâmicas de grupo
Alternate title (s): Working with the linguistic self-esteem of students deprived of their liberty: a didactic proposal based on group dynamics
Author: Lira, Maria Sônia Vieira
First Advisor: Marine, Talita de Cássia
First member of the Committee: Arruda, Niguelme Cardoso
Second member of the Committee: Barbosa, Juliana Bertucci
Summary: Esta pesquisa partiu do pressuposto de que os alunos privados de liberdade chegam à escola, em contexto prisional, com sua autoestima linguística baixa por acreditarem desconhecer sua língua materna e por se sentirem incapazes de aprendê-la. Esses alunos costumam apresentar crenças negativas a respeito de si e do seu potencial de aprendizagem, pois trazem consigo um histórico de fracasso escolar que envolve, na maioria dos casos, dificuldades socioeconômicas e familiares, conflitos com a lei e problemas de aprendizagem, esses últimos decorrentes, por vezes, de um sistema de ensino antiquado e excludente, historicamente fomentado nas escolas brasileiras, há décadas, e cuja visão do processo de ensino-aprendizagem desconsidera o conhecimento do aluno. Essa hipótese, por sinal, pôde ser comprovada por meio da constatação das crenças e atitudes linguísticas reveladas pelos alunos ao longo da pesquisa. Diante disso, avaliamos o comportamento linguístico desse tipo de alunado e, ao mesmo tempo, realizamos dinâmicas de grupo com atividades que objetivavam contribuir para o desenvolvimento da competência comunicativa desses alunos a partir da valorização e do (re)conhecimento da diversidade linguística existente no universo coletivo e pessoal de cada aluno, dentro e fora do contexto prisional. Para embasar teoricamente a presente pesquisa, foram consideradas as contribuições da Sociolinguística Educacional, através dos autores Bortoni-Ricardo (2004, 2005) e Bagno (2017); da Pedagogia da Variação Linguística, com os autores Faraco (2002, 2008), Faraco e Zilles (2017), Martins, Vieira e Tavares (2014) e Cyranka (2014); das crenças e atitudes linguísticas, com os autores Barcelos (1995, 2004), Barcelos e Abrahão (2006), Cyranka (2007), Gusmão e Santos (2014), Marine e Barbosa (2016); para compreendermos a concepção de autoestima nos baseamos em Coopersmith (1967); e desenvolvemos as atividades didáticas a partir da concepção de dinâmicas de grupo desenvolvida por Lewin (1988). A metodologia adotada foi a pesquisa-ação proposta por Thiollent (2005). Para tanto, um questionário de crenças e atitudes linguísticas foi aplicado aos alunos participantes da pesquisa em dois momentos distintos: antes da proposta didática ser aplicada pela professora-pesquisadora e logo após o término da sua realização. A proposta didática visou a realização de dinâmicas de grupo a partir de atividades envolvendo leitura, discussão oral e escrita, com vistas a um estudo reflexivo sobre a língua materna. Com os resultados da aplicação dos questionários e das observações feitas ao longo das dinâmicas de grupo desenvolvidas em sala de aula, foi possível realizar uma análise qualitativa/comparativa dos dados coletados antes, durante e depois da aplicação da proposta didática. Os alunos participantes da pesquisa eram discentes da quinta etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental II, os quais se encontravam cumprindo pena de privação de liberdade em presídio do Distrito Federal. A turma era formada exclusivamente por homens, que conviviam vinte e quatro horas por dia em um mesmo ambiente, mas com origens diversas, tanto em relação à sua naturalidade quanto aos níveis socioeconômicos e culturais.
Abstract: This research was based on the assumption that students deprived of their freedom arrive at school, in a prison context, with their low linguistic self-esteem because they believe they do not know their mother tongue and feel unable to learn it. These students usually have negative beliefs about themselves and their learning potential, as they bring with them a history of school failure that involves, in most cases, socioeconomic and family difficulties, conflicts with the law and learning problems, the latter resulting from , sometimes, of an old-fashioned and exclusive education system, historically fostered in Brazilian schools, for decades, and whose vision of the teaching-learning process disregards the student's knowledge. This hypothesis, by the way, could be proven through the verification of the linguistic beliefs and attitudes revealed by the students during the research. Therefore, we evaluate the linguistic behavior of this type of student and, at the same time, perform group dynamics with activities that aim to contribute to the development of the communicative competence of these students from the valuation and (re) knowledge of the linguistic diversity existing in the universe. collective and personal of each student, inside and outside the prison context. In order to theoretically support this research, contributions from Sociolinguistics Education were considered, through the authors Bortoni-Ricardo (2004, 2005) and Bagno (2017); Pedagogy of Linguistic Variation, with authors Faraco (2002, 2008), Faraco and Zilles (2017), Martins, Vieira and Tavares (2014) and Cyranka (2014); linguistic beliefs and attitudes, with the authors Barcelos (1995, 2004), Barcelos and Abrahão (2006), Cyranka (2007), Gusmão and Santos (2014), Marine and Barbosa (2016); to understand the concept of self-esteem we used Coopersmith (1967); and we developed didactic activities based on the conception of group dynamics developed by Lewin (1988). The methodology adopted was the action research proposed by Thiollent (2005). To this end, a questionnaire of linguistic beliefs and attitudes was applied to students participating in the research at two different times: before the didactic proposal was applied by the teacher-researcher and shortly after its completion. The didactic proposal aimed at performing group dynamics from activities involving reading, oral and written discussion, with a view to a reflective study on the mother tongue. With the results of the application of the questionnaires and the observations made along the group dynamics developed in the classroom, it was possible to carry out a qualitative / comparative analysis of the data collected before, during and after the application of the didactic proposal. The students participating in the research were students of the fifth stage of Youth and Adult Education (EJA) of Elementary School II, who were serving time in prison in the Federal District. The group was made up exclusively of men, who lived twenty-four hours a day in the same environment, but with different origins, both in terms of their naturalness and socioeconomic and cultural levels.
Keywords: Sociolinguística Educacional
Dinâmicas de grupo
Autoestima linguística
Educação de Jovens e Adultos
Alunos privados de liberdade
Educational Sociolinguistics
Group dynamics
Linguistic self-esteem
Youth and Adult Education
Students deprived of their liberty
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Letras
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: LIRA, Maria Sônia Vieira. Trabalhando a autoestima linguística de alunos privados de liberdade: uma proposta didática a partir de dinâmicas de grupo. 2020. 232f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.332
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.332
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29809
Date of defense: 28-Feb-2020
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

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