Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29771
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O projeto escola para o século XXI: a proposta pedagógica da rede municipal de Goiânia |
Título (s) alternativo (s): | The school project for the 21st century: the pedagogical proposal of the municipal network of Goiânia |
Autor: | Valadares, Florence Rodrigues |
Primer orientador: | Campos, Maria Veranilda Soares Mota |
Primer miembro de la banca: | Silva, Marcelo Soares Pereira da |
Segundo miembro de la banca: | Souza Junior, Justino de |
Resumen: | O presente estudo tem como objetivo analisar a proposta pedagógica do ensino fundamental das escolas municipais da cidade de Goiânia, tendo como referencial a experiência do projeto Escola para o Século XXI. Projeto implantado em 1998 em quarenta escolas municipais com o objetivo de garantir o acesso, erradicar o analfabetismo, diminuir as taxas de evasão e repetência, além de corrigir a defasagem idade/série existente na rede concentrando-se em uma educação de qualidade. O projeto teve como base as políticas educacionais que permearam as mudanças educacionais nos anos 90. As ações desse projeto concentraram principalmente nos subprojetos de Aceleração da Aprendizagem e na implantação dos Ciclos de Formação. Esse último foco principal das mudanças mais significativas implantadas no âmbito escolar. Para melhor entender essa proposta de mudanças educacionais entrevistamos cinco professoras graduadas em Educação Física que atuam nas escolas contempladas pelo projeto Escola para o Século XXI, buscando em seus relatos as percepções constituídas na escola deste a implantação do projeto. |
Abstract: | The present study it has as objective to analyze the proposal pedagogy a of the basic education of the municipal schools of the cíty of Goiânia, being had as reference the experience of the project Escola para o Século XXI. Project implanted in 1998 in forty municipal schools with the objective to guarantee the access, to eradicate the illiteracy, to diminish the taxes of flight and repetition, over there to correct the existing imbalance age/series in the net concentrating itself in one education of quality. The project had as base educational the educational politics that interpose change in years 90. Action of this project had concentrated mainly in the subprojetos of Acceleration of the Learning and in plantation of the Cycles of Formation. This finish main focus of changes more significant implanted in the pertaining to school ambit. Better to understand this proposal of change educational we interview five teachers graduated Physics Education who act in the schools contemplated for the project Escola para o Século XXI, searching in its stories perception constituted in the school of this implantation of the project. |
Palabras clave: | Escolas municipais da cidade de Goiânia Proposta pedagógica |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tema: | Escolas municipais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | VALADARES, Florence Rodrigues. O projeto escola para o século XXI: a proposta pedagógica da rede municipal de Goiânia. 2002. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2002.54 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2002.54 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29771 |
Fecha de defensa: | 2002 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProjetoEscolaSeculo.pdf | 11.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons