Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29767
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A produção do conhecimento químico em salas de aula: o ensino de modelos atômicos
Título(s) alternativo(s): The production of chemical knowledge in classrooms: the teaching of atomic models
Autor(es): Silveira, Helder Eterno da
Primeiro orientador: Cicillini, Graça Aparecida
Primeiro membro da banca: Pinto Neto, Pedro da Cunha
Segundo membro da banca: Cunha, Ana Maria de Oliveira
Resumo: A Química contribui significantemente para a formação de cidadãos, por meio de um ensino que contemple as dimensões epistemológicas desta ciência, contextualizada e estruturalmente organizada. Este saber é tratado em sala de aula nos níveis: fenomenológico, teórico e representacional. Na explicação das situações fenomênicas, utilizam-se modelos, que são representações da realidade, possuindo suas limitações e provisoriedades. O objetivo deste trabalho é analisar a produção do conhecimento escolar, visando os Modelos Atômicos, por serem ordenadores do saber químico. Para coleta dos dados foram realizadas observações de aula de dois professores do ensino médio, seguida de entrevistas com estes docentes. Verificamos um certo despreparo dos docentes em lidar com os Modelos nas aulas de Química. Estes, são tratados pelos professores como realidades, desconsiderando aspectos referentes à limitação, provisoriedade e historicidade de suas elaborações. Os docentes abordam a Química dando ênfase às simbologias desta ciência que são distantes da realidade dos aprendizes. Neste sentido, é questionável a produção do saber químico, que se pauta numa proposta tradicional, inadequada a situação escolar presente. É necessário, repensar as práticas docentes e o processo de formação inicial e continuada dos professores.
Abstract: Chemistry contributes significantly to Citizen development by ineans of a teaching that contemplates the epistemolic dimensions of this Science, organized contextually and structurally. This knowledge is considered in the classroom at the phenomenological, theoretical and representational leveis. To explanin the phenomenical situations, models, which are representations of reality, having their limitations and temporary nature, are utilized. The aim of this study is to analyze the formation of school knowledge, focalizing the atomic models, as these are the influencing characters in Chemical knowledge. Data was collected by attending the classes of two high school levei teachers, interviewing them right after their classes. A certain lack of preparation was verified on the part of the teachers in the use of models in the chemistry classes. These were treated by the teachers as if they were realities, disconsidering aspects related to limitations, temporariness and historicity of their explanations. The teachers approach chemistry emphasizing the symbologies of this Science which are far from the realities of the students. In this context, the formation of Chemical knowledge which is outlined in a traditional fashion, inadequate to the present needs of the scholar, is questionable. A revision of teaching practices and the initial and progressive formation of the teachers are necessary.
Palavras-chave: Ensino de química
Produção do conhecimento escolar
Modelos atômicos
Chemistry teaching
Forming school knowlwdge
Atomic models
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Química
Educação - Estudo e ensino
Disciplina escolar
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: SILVEIRA, Hélder Eterno da. A produção do conhecimento químico em salas de aula: o ensino de modelos atômicos. 2003. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.51
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.51
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29767
Data de defesa: 2003
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProducaoConhecimentoQuimico.pdf6.27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons