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dc.creatorSilveira, Helder Eterno da-
dc.date.accessioned2020-08-28T17:36:59Z-
dc.date.available2020-08-28T17:36:59Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Hélder Eterno da. A produção do conhecimento químico em salas de aula: o ensino de modelos atômicos. 2003. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.51pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29767-
dc.description.abstractChemistry contributes significantly to Citizen development by ineans of a teaching that contemplates the epistemolic dimensions of this Science, organized contextually and structurally. This knowledge is considered in the classroom at the phenomenological, theoretical and representational leveis. To explanin the phenomenical situations, models, which are representations of reality, having their limitations and temporary nature, are utilized. The aim of this study is to analyze the formation of school knowledge, focalizing the atomic models, as these are the influencing characters in Chemical knowledge. Data was collected by attending the classes of two high school levei teachers, interviewing them right after their classes. A certain lack of preparation was verified on the part of the teachers in the use of models in the chemistry classes. These were treated by the teachers as if they were realities, disconsidering aspects related to limitations, temporariness and historicity of their explanations. The teachers approach chemistry emphasizing the symbologies of this Science which are far from the realities of the students. In this context, the formation of Chemical knowledge which is outlined in a traditional fashion, inadequate to the present needs of the scholar, is questionable. A revision of teaching practices and the initial and progressive formation of the teachers are necessary.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectProdução do conhecimento escolarpt_BR
dc.subjectModelos atômicospt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectForming school knowlwdgept_BR
dc.subjectAtomic modelspt_BR
dc.titleA produção do conhecimento químico em salas de aula: o ensino de modelos atômicospt_BR
dc.title.alternativeThe production of chemical knowledge in classrooms: the teaching of atomic modelspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cicillini, Graça Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108314457214367pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto Neto, Pedro da Cunha-
dc.contributor.referee2Cunha, Ana Maria de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9626994578221224pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA Química contribui significantemente para a formação de cidadãos, por meio de um ensino que contemple as dimensões epistemológicas desta ciência, contextualizada e estruturalmente organizada. Este saber é tratado em sala de aula nos níveis: fenomenológico, teórico e representacional. Na explicação das situações fenomênicas, utilizam-se modelos, que são representações da realidade, possuindo suas limitações e provisoriedades. O objetivo deste trabalho é analisar a produção do conhecimento escolar, visando os Modelos Atômicos, por serem ordenadores do saber químico. Para coleta dos dados foram realizadas observações de aula de dois professores do ensino médio, seguida de entrevistas com estes docentes. Verificamos um certo despreparo dos docentes em lidar com os Modelos nas aulas de Química. Estes, são tratados pelos professores como realidades, desconsiderando aspectos referentes à limitação, provisoriedade e historicidade de suas elaborações. Os docentes abordam a Química dando ênfase às simbologias desta ciência que são distantes da realidade dos aprendizes. Neste sentido, é questionável a produção do saber químico, que se pauta numa proposta tradicional, inadequada a situação escolar presente. É necessário, repensar as práticas docentes e o processo de formação inicial e continuada dos professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration92pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.51pt_BR
dc.orcid.putcode81753336-
dc.crossref.doibatchiddcdba2ad-6c25-4208-909e-9b3db15581db-
dc.subject.autorizadoQuímicapt_BR
dc.subject.autorizadoEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoDisciplina escolarpt_BR
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