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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29675
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-7480-5819 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | As escolas acordeonísticas a partir do documentário “O Milagre de Santa Luzia” |
Título (s) alternativo (s): | Accordion schools in Brazil from the documentary “O milagre de Santa Luzia” |
Autor: | Xavier, Rossini Antônio da Silva |
Primer orientador: | Baia, Silvano Fernandes |
Primer miembro de la banca: | Menezes Junior, Carlos Roberto Ferreira |
Segundo miembro de la banca: | Machado, Adélcio Camilo |
Resumen: | Esta pesquisa apresenta um mapeamento da prática acordeonística no Brasil realizado tendo por principal referência a série O milagre de Santa Luzia, documentário panorâmico feito para TV em 52 episódios sobre o instrumento e seus executantes, que inclui artistas consagrados como o apresentador Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Sivuca, Mário Zan e Renato Borghetti, e também nomes desconhecidos do grande público, mas que representam a prática acordeonística no país. A partir desse documentário, e do cruzamento de dados com outras fontes localizadas no curso da pesquisa, foi realizada uma classificação das principais escolas acordeonísticas, entendidas enquanto agrupamentos estilísticos de vertentes musicais com características específicas, desenvolvidas ao longo do tempo em fricção com aspectos sócio-culturais, tradições regionais e influências nacionais e mesmo internacionais. O modelo adotado neste estudo para observar a prática acordeonística no país considera a existência de cinco grandes escolas, assim denominadas: gaúcha, pantaneira, sertaneja-caipira, nordestina e cosmopolita. São apresentadas suas especificidades musicais, suas influências, seus precursores, os gêneros mais característicos, bem como estão relacionados os instrumentistas mais emblemáticos na formação de cada escola e os principais representantes do instrumento na música atual e suas referências musicais. |
Abstract: | This research presents a mapping of the practice of the accordion in Brazil carried out taking as a main reference the series O milagre de Santa Luzia (The miracle of Saint Luzia), a panoramic documentary made for TV in 52 episodes about the instrument and its performers, which includes unanimities like the presenter Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Sivuca, Mário Zan and Renato Borghetti, as well as names unknown to the general public, but which represent and enrich the practice of the instrument in the country. From this documentary, and from the crossing of data with other sources located in the course of the research, a classification of the main schools of accordion was carried out. In this work, schools are understood as stylistic groupings of musical strands with specific characteristics developed along the time in friction with sociocultural aspects, regional traditions and nacional and even internacional influencies. The model adopted in this study to observe the practice of accordion in the country considers the existence of five large schools, denominated as: gaúcha, pantaneira, sertaneja-caipira, nordestina and cosmopolita. It is presented their musical specificities, their influences, their forerunners, the most characteristic genres, as well are listed the most emblematic performers in the formation of each school and the main representatives of the instrument in the current music and its musical references. |
Palabras clave: | Acordeon Accordion Sanfona Concertina Música regional Regional music Música brasileira Brazilian music Prática acordeonística no Brasil Practice of the accordion in Brazil |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL |
Tema: | Escolas de música Acordeão Documentário (Cinema) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Música |
Cita: | XAVIER, Rossini Antônio da Silva. As escolas acordeonísticas a partir do documentário "O Milagre de Santa Luzia". 2018. 227 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.541 |
Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.541 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29675 |
Fecha de defensa: | 14-dic-2018 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Música |
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