Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29670
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Referenciais curriculares para formação docente nos cursos de Pedagogia: em busca da (re)construção dos saberes profissionais
Título (s) alternativo (s): Curriculum references for teacher training in Pedagogy courses: in search of the (re) construction of professional knowledge
Autor: Hoffmann, Dianete Maria Ragazzan
Primer orientador: Nogueira, Sandra Vidal
Primer miembro de la banca: Fonseca, Selva Guimarães
Segundo miembro de la banca: Moser, Alvino
Resumen: O objeto de estudo desta pesquisa é analisar os fundamentos dos referenciais curriculares para a formação docente nos Cursos de Pedagogia. Busca-se, em especial, a (re) construção dos saberes profissionais a partir da necessidade de revisão do currículo, articulado às novas tendências da formação inicial, de caráter inovador. A partir da pesquisa bibliográfica e documental, apresentam-se as discussões em torno do currículo e da formação docente, fazendo reflexões em torno do documento os Referenciais para a Formação de Professores, da organização institucional, do projeto curricular e a mobilização em torno da definição das diretrizes curriculares nacionais. Conclui-se haver dois enfoques nas propostas de formação. Um é visto sob a Lógica do poder constituído, que prioriza políticas, veiculadas por organismos internacionais e procura adequar a formação dos profissionais às demandas do mercado globalizado, reproduzindo modelos de reformas curriculares, implantadas em outros países. Outro, pautado na lógica dos movimentos sociais, que defende a formação do profissional da educação de forma contextualizada e em consonância aos problemas sociais, considerando as especificidades dos projetos pedagógicos das instituições e a produção teórica.
Abstract: The object of study of this search is to analyze the fundamentais to the comprehension of the referential of curriculum to the formation of the teacher in the Study of Pedagogy. Look for in essence the (re) construction of the professional knowledge beginning with necessity of revision of curriculum, articulated to newtendency of the initial formation and innovator. Beginning with bibliographic and documentary search show up the discussions around curriculum and formation of the teacher, making reflexions about definitions of national directrix of curriculum. The conclusion is there are two focuses in the formation proposals. One is seen under the power logic constituted that priorizes politic transmitted for internationals organisms and tries to adapt the formation of professionals to the demand of globalized market, reproducing models of reforms of curriculum, introduced in other countries. Other one directed on logic of social movements that defends the formation of professional of education of form contextual in consonance with the social problems amplest, considering the specificity of the pedagogic projects of institutions and its theoretic production.
Palabras clave: Educação
Formação docente
Professor
Currículo
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tema: Pedagogia
Docência
Currículo
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: HOFFMANN, Dianete Maria Ragazzan. Referenciais curriculares para formação docente nos cursos de Pedagogia: em busca da (re)construção dos saberes profissionais. 2002. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2002.50
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2002.50
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29670
Fecha de defensa: 2002
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ReferenciaisCurricularesFormacao.pdf7.11 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons