Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29623
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2016-2317
Tipo de documento: Trabalho de evento
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental
Título (s) alternativo (s): Interfaces of meaningful learning theory and teacher training in mathematics classes in the early years of elementary school
Autor: Santos, Anderson Oramisio
Oliveira, Guilherme Saramago de
Resumen: Este trabalho versa sobre os impactos e elementos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, e suas contribuições para a aprendizagem Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental, a compreensão sobre aspectos da prática pedagógica e a melhoria no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia de pesquisa utilizada foi a bibliográfica, com estudo de obras de autores nacionais e internacionais, tais como: Moreira e Masini (2006), Ausubel (1973), Ausubel, Novak e Hanesian (1980), entre outros, que contribuem para as reflexões relacionadas ao ensino e à Aprendizagem Significativa da Matemática. Concluímos que o estudo é importante no âmbito educacional, abordando a aquisição de novos significados pelo aluno, bem como fatores e condições necessárias para que ocorra aprendizagem e, consequentemente, subsidiando sua prática.
Abstract: This paper deals with the impacts and elements of David Ausubel's Theory of Meaningful Learning, and his contributions to mathematical learning in the early years of elementary school, understanding about aspects of pedagogical practice and improving the teaching-learning process. The research methodology used was bibliographic, with a study of works by national and international authors, such as: Moreira and Masini (2006), Ausubel (1973), Ausubel, Novak and Hanesian (1980), among others, which contribute to the reflections related to the teaching and meaningful learning of mathematics. We conclude that the study is important in the educational scope, addressing the acquisition of new meanings by the student, as well as factors and conditions necessary for learning to occur and, consequently, subsidizing their practice.
Palabras clave: Aprendizagem significativa
Formação de professores
Matemática
Meaningful learning
Teacher training
Mathematics
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Tema: Matemática (Ensino fundamental)
Professores - Formação
Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SANTOS , Anderson Oramisio; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: 10 ANOS DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFU, 2., 2019. Uberlândia. Anais eletrônicos [...]. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação, Pedagogia a Distância, 2019. p. 5-19. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29623. Acesso em: 06 de agosto de 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29623
ISSN: 2358-3617
Última página del volumen: 19
Primeira página del volumen: 5
Publication year: 2019
Aparece en las colecciones:ANAIS - Pedagogia - EAD

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ANAIS II SEMEAD 2019 final 20.05.2020-5-19.pdfTrabalho apresentado em evento334.84 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons