Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29623
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-2016-2317 |
Tipo de documento: | Trabalho de evento |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental |
Título (s) alternativo (s): | Interfaces of meaningful learning theory and teacher training in mathematics classes in the early years of elementary school |
Autor: | Santos, Anderson Oramisio Oliveira, Guilherme Saramago de |
Resumen: | Este trabalho versa sobre os impactos e elementos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, e suas contribuições para a aprendizagem Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental, a compreensão sobre aspectos da prática pedagógica e a melhoria no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia de pesquisa utilizada foi a bibliográfica, com estudo de obras de autores nacionais e internacionais, tais como: Moreira e Masini (2006), Ausubel (1973), Ausubel, Novak e Hanesian (1980), entre outros, que contribuem para as reflexões relacionadas ao ensino e à Aprendizagem Significativa da Matemática. Concluímos que o estudo é importante no âmbito educacional, abordando a aquisição de novos significados pelo aluno, bem como fatores e condições necessárias para que ocorra aprendizagem e, consequentemente, subsidiando sua prática. |
Abstract: | This paper deals with the impacts and elements of David Ausubel's Theory of Meaningful Learning, and his contributions to mathematical learning in the early years of elementary school, understanding about aspects of pedagogical practice and improving the teaching-learning process. The research methodology used was bibliographic, with a study of works by national and international authors, such as: Moreira and Masini (2006), Ausubel (1973), Ausubel, Novak and Hanesian (1980), among others, which contribute to the reflections related to the teaching and meaningful learning of mathematics. We conclude that the study is important in the educational scope, addressing the acquisition of new meanings by the student, as well as factors and conditions necessary for learning to occur and, consequently, subsidizing their practice. |
Palabras clave: | Aprendizagem significativa Formação de professores Matemática Meaningful learning Teacher training Mathematics |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Tema: | Matemática (Ensino fundamental) Professores - Formação Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SANTOS , Anderson Oramisio; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: 10 ANOS DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFU, 2., 2019. Uberlândia. Anais eletrônicos [...]. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação, Pedagogia a Distância, 2019. p. 5-19. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29623. Acesso em: 06 de agosto de 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29623 |
ISSN: | 2358-3617 |
Última página del volumen: | 19 |
Primeira página del volumen: | 5 |
Publication year: | 2019 |
Aparece en las colecciones: | ANAIS - Pedagogia - EAD |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANAIS II SEMEAD 2019 final 20.05.2020-5-19.pdf | Trabalho apresentado em evento | 334.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons