Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29623
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Anderson Oramisio-
dc.creatorOliveira, Guilherme Saramago de-
dc.date.accessioned2020-08-06T17:37:52Z-
dc.date.available2020-08-06T17:37:52Z-
dc.identifier.citationSANTOS , Anderson Oramisio; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: 10 ANOS DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFU, 2., 2019. Uberlândia. Anais eletrônicos [...]. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação, Pedagogia a Distância, 2019. p. 5-19. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29623. Acesso em: 06 de agosto de 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2358-3617pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29623-
dc.description.abstractThis paper deals with the impacts and elements of David Ausubel's Theory of Meaningful Learning, and his contributions to mathematical learning in the early years of elementary school, understanding about aspects of pedagogical practice and improving the teaching-learning process. The research methodology used was bibliographic, with a study of works by national and international authors, such as: Moreira and Masini (2006), Ausubel (1973), Ausubel, Novak and Hanesian (1980), among others, which contribute to the reflections related to the teaching and meaningful learning of mathematics. We conclude that the study is important in the educational scope, addressing the acquisition of new meanings by the student, as well as factors and conditions necessary for learning to occur and, consequently, subsidizing their practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.relation.ispartofAnais eletrônicospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleInterfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeInterfaces of meaningful learning theory and teacher training in mathematics classes in the early years of elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de eventopt_BR
dc.citation.epage19pt_BR
dc.citation.spage5pt_BR
dc.date.achievement2019pt_BR
dc.description.issuenumber2pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho versa sobre os impactos e elementos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, e suas contribuições para a aprendizagem Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental, a compreensão sobre aspectos da prática pedagógica e a melhoria no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia de pesquisa utilizada foi a bibliográfica, com estudo de obras de autores nacionais e internacionais, tais como: Moreira e Masini (2006), Ausubel (1973), Ausubel, Novak e Hanesian (1980), entre outros, que contribuem para as reflexões relacionadas ao ensino e à Aprendizagem Significativa da Matemática. Concluímos que o estudo é importante no âmbito educacional, abordando a aquisição de novos significados pelo aluno, bem como fatores e condições necessárias para que ocorra aprendizagem e, consequentemente, subsidiando sua prática.pt_BR
dc.local.achievementUberlândiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.localUberlândiapt_BR
dc.relation.creatorSeminário Nacional de Formação de Professores a Distância: 10 anos do curso de Pedagogia a Distância da UFUpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subject.autorizadoMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.autorizadoProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoAprendizagempt_BR
dc.date.authorization2019-
Appears in Collections:ANAIS - Pedagogia - EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANAIS II SEMEAD 2019 final 20.05.2020-5-19.pdfTrabalho apresentado em evento334.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons