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dc.creatorSiqueira, Maria Victória Cunha de-
dc.date.accessioned2020-07-27T15:41:46Z-
dc.date.available2020-07-27T15:41:46Z-
dc.date.issued2020-07-13-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Maria Victória Cunha de. Satisfação da puérpera com a assistência na operação cesariana. 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29560-
dc.descriptionA pesquisa não teve fomento de nenhuma agência. Os autores agradecem o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Patients' satisfaction with health care can be considered as an indicator of the quality of health services, indicating needs for improvements in institutions. In this context, humanization actions in the parturition process favor humanized care, encompassing the leading role and integration of women in decisions about the procedures adopted. Aim: To assess the satisfaction of puerperal women concerning humanized care received during cesarean section. Method: Observational, cross-sectional study of quantitative approach conducted with 180 puerperal women assisted in the obstetric center of the hospital of the Federal University of Uberlândia, from January to April 2020. For data collection, three instruments were used: sociodemographic, clinical and obstetric characterization questionnaire, minute satisfaction questionnaire, and Apice On spreadsheet. A descriptive statistical analysis was used. Results: Most participants are brown, young, with partner, unemployed, and high school. There was a predominance of women who did not plan the pregnancy and desired cesarean section. All of them had prenatal care and had a companion of their own free choice. The majority of timely clamping was evidenced in two minutes, skin-to-skin contact soon after the birth of the child and the absence of breastfeeding in the first hour of life of the newborn. In general, the participants stated that they were satisfied with the care provided during the parturition process. Conclusion: Most women reported satisfaction with the care provided during cesarean section.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCesáreapt_BR
dc.subjectSatisfação do pacientept_BR
dc.subjectEnfermagem obstétricapt_BR
dc.subjectAcolhimentopt_BR
dc.subjectParto humanizadopt_BR
dc.titleSatisfação da puérpera com a assistência na operação cesarianapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Maria Beatriz Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9092296814446576pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Efigênia Aparecida Maciel de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7524915465958107pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Lívia Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4452605246663278pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7882678000166443pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: A satisfação dos pacientes com a assistência pode ser considerada como indicador de qualidade dos serviços em saúde, indicando necessidades de melhorias nas instituições.Nesse cenário, as medidas de humanização no processo do parto favorecem a assistência humanizada, englobando o protagonismo e a integração da mulher nas decisões a respeito dos procedimentos adotados. Objetivo: Avaliar a satisfação das puérperas em relação à assistência humanizada recebida durante a operação cesariana. Método: Estudo observacional, seccional, de abordagem quantitativa realizado com 180 puérperas assistidas no centro obstétrico do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, no período de janeiro a abril de 2020. Para a coleta de dados foram utilizados três instrumento: Questionário de Caracterização sociodemográfica, clínica e obstétrica, Questionário de Satisfação Minuto e planilha Ápice On. Empregou-se análise estatística descritiva. Resultados: A maioria das participantes são pardas, jovens, amasiadas, desempregadas e com ensino médio. Houve predomínio de mulheres que não planejaram a gravidez e desejavam operação cesariana. Todas fizeram pré-natal e tiveram acompanhante de sua livre escolha. Evidenciou-se na maioria clampeamento oportuno em dois minutos, contato pele a pele logo após o nascimento do filho e ausência de aleitamento na primeira hora de vida do recém-nascido. As participantes, em geral, afirmaram estar satisfeitas com o atendimento prestado durante o processo do parto. Conclusão: A maioria das mulheres relataram satisfação com o atendimento prestado na operação cesariana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEnfermagempt_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.description.embargo2022-07-13-
Appears in Collections:TCC - Enfermagem

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