Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29556
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: O sistema de ciclos no ensino fundamental, noturno, nas escolas estaduais de Uberlândia/MG
Alternate title (s): The system of cycles in elementary education, at night, in state schools in Uberlândia / MG
Author: Alcântara, Núbia Aparecida Imaculada
First Advisor: Silva, Rossana Valeria de Souza e
First member of the Committee: Rodrigues, Marilúcía de Menezes
Second member of the Committee: Feltran, Regina Célia de Santis
Summary: O presente estudo teve como objetivo analisar se a avaliação da aprendizagem no Sistema de Ciclos nas Escolas da Rede Estadual de Ensino da cidade de Uberlândia, MG, tem contribuído para superar os problemas da evasão escolar do aluno do ensino fundamental, noturno. Visou, também, analisar os conhecimentos que os professores possuem sobre o sistema de ciclos e sobre a avaliação da aprendizagem utilizada nesta proposta. Nosso estudo restringiu-se ao 1° e 2° anos do ciclo avançado do ensino noturno, correspondente às antigas 7ª e 8ª séries. Como procedimento geral de pesquisa, procuramos compreender o objeto pesquisado como elemento que se constitui como parte de um contexto mais amplo. A pesquisa foi realizada em sete Escolas Estaduais da cidade de Uberlândia/MG que possuem o ciclo avançado no período noturno. Como instrumento de coleta de dados utilizamos questionários abertos que foram aplicados a 27 professores. Para uma melhor compreensão acerca da proposta de ciclos, procuramos caracteriza-la no que concerne à sua origem, objetivos e processos de avaliação da aprendizagem. No sentido de contextualizar a proposta fizemos um resgate histórico do sistema de ciclos desde os anos 60 do século XX até os dias atuais. Para melhor entendimento acerca das diferentes propostas de avaliação da aprendizagem discutimos a avaliação na escola seriada buscando fazer um contraponto com a avaliação da escola de ciclos. Analisamos documentos fornecidos pela Superintendência Regional de Ensino e os questionários aplicados aos professores. 0s principais resultados obtidos nos possibilitou chegar a três tipos de conclusões: a primeira diz respeito aos princípios norteadores da proposta de ciclo. A este respeito podemos afirmar que quando comparados com os da escola seriada, eles apresentam uma visão de homem, mundo e sociedade, muito mais consistentes e coerentes com realidade brasileira, isto é, uma sociedade fundada na desigualdade social e cujos reflexos na educação tem contribuído para perpetuar o processo de exclusão escolar. Apesar disto, ela não contempla o ensino noturno e suas peculiaridades. A segunda diz respeito a metodologia inadequada utilizada pelo Estado para implementação da proposta nas escolas públicas. É inadequada na medida em que não levou em consideração por um lado, os princípios e a clientela para a qual a proposta foi criada, e por outro, quando desconsiderou a realidade objetiva do ensino noturno. A terceira diz respeito à alienação dos professores e administradores das escolas estaduais estudadas sobre a sua realidade e do entendimento acerca da proposta. Essa alienação é reforçada quando implementam de forma acrítica uma proposta pedagógica cujo conteúdo ignoravam, ou, na melhor das hipóteses, possuíam informações fragmentadas e desprovidas de fundamentação filosófica.
Abstract: The present study analyses and evaluates the learning process in the newly instituted series “Sistema de Ciclos” in public schools in the city of Uberlândia, Minas Gerais, and aims at reducing the high drop out rate in night programs of primary schools. It also analyses the knowledge that teachers have of this new “Sistema de Ciclos” and examines how the learning process is evaluated. The study was limited to the advanced levels of the system, equivalents of seventh and eighth grades of the previous grade levels. The research procedure aimed at understanding the context as a whole and not just the Specific situation being analyzed. The research was conducted in seven public schools in the city of Uberlândia in Minas Gerais that have advanced levels at night. Open ended questionnaires constituted the primary research instrument and 27 teachers responded. An historical study of the Sistema de Ciclos from the sixties to the present was conducted for a better understanding of the different proposals pertaining to the evaluation of the learning process in conventional schools. In these schools classes are divided into traditional grades, contrasted with evaluation procedures applied in the Sistemas de Ciclos. Documents of the regional school Superintendent’s Office and the questionnaires answered by the teachers were analyzed. The findings of this study indicate that the principles which guide the proposal of the Sistema de Ciclos, as compared to the conventional graded schools, encompass human beings, the world and society in a much more consistent and coherent manner in keeping with Brazilian reality, that is, a society established upon social inequality that in effect. has contributed to perpetuating the process of school exclusion. Nonetheless, the Sistema de Ciclos does not attend to the needs or characteristics of night school students. The findings also suggest that methodology used by the State for implementation of the proposal is inadequate. It is inadequate in that it does not take into account, on the one hand, the clients for whom the proposal was created, and on the other hand, it disregards the objective reality of night schools. A third finding pertains to the alienation of the teachers and public school administrators with respect to the context in which they work and their understanding of the proposal. This alienation is further reinforced when a pedagogical proposal is implemented in an uncritical way, ignored or, presented with fragmented information, without a philosophical understanding of the tenets that brought the Sistema de Ciclos into being.
Keywords: Sistema de Ciclos
Ensino fundamental
Elementary School
Cycle System
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: ALCÂNTARA, Núbia Aparecida Imaculada. O sistema de ciclos no ensino fundamental, noturno, nas escolas estaduais de Uberlândia/MG. 2002. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2002.45.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2002.45
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29556
Date of defense: 2002
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SistemaCiclosEnsino.pdf10.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons