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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29549
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-0947-5542 |
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | A correção de textos escolares em uma perspectiva enunciativa |
Alternate title (s): | The correction of texts in an enunciative perspective |
Author: | Silva, Flávia Santos da |
First Advisor: | Agustini, Carmen Lucia Hernandes |
First member of the Committee: | Araújo, Érica Daniela de |
Second member of the Committee: | Araújo, Maurício Viana de |
Third member of the Committee: | Bertoldo, Ernesto Sérgio |
Fourth member of the Committee: | Rodrigues, Eduardo Alves |
Summary: | Nesta tese, refletimos sobre o ensino de escrita no espaço escolar e analisamos a correção de textos produzidos em condições de ensino para além dos aspectos tradicionalmente contemplados, tais como regras prescritivas e modelos pré-fixados de correção ortográfica e gramatical, uma vez que a textualidade produzida pelo aluno coloca em cena o uso da língua, a significação, o que exige dos professores uma acuidade no ato interventivo, dado que a escrita, como uma forma de atualização da linguagem, deve servir para o homem viver em sociedade. Levamos em conta os estudos benvenistianos acerca da enunciação, discorrendo sobre como repensar a correção no espaço escolar a partir de sua teorização sobre escrita, uma vez que Benveniste não possui uma teoria específica sobre correção. Para tal, defendemos que os textos escolares devem ser produzidos para serem lidos e não apenas para serem avaliados. Isso demanda uma concepção de correção que leve em conta o funcionamento da escrita e tome como ponto de partida os sentidos ali veiculados. Dessa maneira, discutimos sobre teorias que estudam o que significa escrever e o que significa corrigir textos. A partir disso, realizamos uma experimentação conceitual da teorização de Benveniste, abordando conceitos, como língua, fala, sujeito, locutor, discurso, significação, modo semiótico, modo semântico e enunciação. Essa experimentação conceitual é necessária para podermos conceber a correção no quadro figurativo da enunciação, fornecendo as bases para problematizarmos sua concepção de escrita, que envolve conceitos como: língua escrita, linguagem interior, sistema semiótico, representação e designação. Na sequência desse trabalho teórico, analisamos as correções feitas em textos de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Mostramos como essas correções estão orientadas para aspectos de ortografia, de gramática e de gênero e como a elas poderia ser agregado o conceito de significação, levando em consideração o que Benveniste denomina relação discursiva. Por isso, propomos que a correção seja feita em uma perspectiva enunciativa, questionando os sentidos ali veiculados e tendo em vista as relações possíveis. |
Abstract: | On this thesis, we consider the teaching of writing in schools and we analyze the correction of texts produced by students beyond the traditional aspects, such as prescriptive rules and pre-fixed models of orthographic and grammatical correction. It is done so because the textuality produced by students takes into account the use of language and signification, what demands from teachers acuity in their intervention, once writing, as a way of actualization of language, is a means for humans to live in society. It is taken into account Benveniste’s studies about enunciaton and it is discussed how it is possible to rethink the correction of texts in schools from his perspective on writing, as Benveniste does not have a specific theory for correction. It is sustained that texts must be produced to be read, not only to be evaluated. In such statement, there is the conception of correction that considers the functionning of writing and the meanings vehiculated. We make a conceptual experimentation of Benveniste’s theory, taking into consideration concepts as langue, parole, subject, discourse, signification, semiotics, semantics and enunciation. This conceptual experimentation provides the bases to discuss Benveniste’s conception of writing, which involves notions like written language, interior language, semiotic system, representation and designation. We analyze texts produced by students from the eighth year of Brazilian secondary school. We show that the corrections teachers make are orientated to orthographic, grammatical and genre aspects and we show how these corrections could be orientated to signification, taking into consideration what Benveniste calls discursive relation. For that, we suggest corrections to be made from an enunciative perspective, which allows to think about meaning and linguistic relations. |
Keywords: | Linguística Benveniste Correção Escrita Ensino Enunciação Texto Correction Enunciation Teaching Text Writing |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Quote: | SILVA, Flávia Santos da. A correção de textos escolares em uma perspectiva enunciativa. 2020. 222 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.499 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.499 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29549 |
Date of defense: | 25-Jun-2020 |
Appears in Collections: | TESE - Estudos Linguísticos |
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