Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29533
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-8477-4841
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2022-07-17
Título: Características definidoras dos diagnósticos de enfermagem delineados para recém-nascidos hospitalizados: uma revisão integrativa
Autor: Silva, Bruna Ferreira Mendonça
Primer orientador: Calegari, Tatiany
Primer coorientador: Araújo, Suely Amorim de
Primer miembro de la banca: Scalia, Luana Araújo Macedo
Segundo miembro de la banca: Almeida Neto, Omar Pereira de
Resumen: INTRODUÇÃO: Os recém-nascidos hospitalizados demandam a melhor assistência de enfermagem para restabelecimento de sua condição de saúde. Os enfermeiros sistematizam suas ações de assistência ao aplicar o Processo de Enfermagem, o qual é composto pelos Diagnósticos de Enfermagem. Estes se tornam adequados quanto mais acurácia o enfermeiro possui na sua prática clínica para a escolha das características definidoras. OBJETIVO: Identificar na literatura científica estudos sobre as características definidoras dos diagnósticos de enfermagem delineados para os recém-nascidos hospitalizados. TRAJETÓRIA METODOLÓGICA: Revisão integrativa da literatura realizada no banco de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), e nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Diagnóstico de Enfermagem” AND “Recém-Nascido”; na base Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) foram usados os termos controlados Medical Subject Heading (MeSH): “Nursing Diagnosis” AND “Infant, Newborn”. Critérios de inclusão: idiomas inglês e português, artigos primários, publicados entre 2010-2020, disponíveis na íntegra, que atendessem ao objetivo proposto. RESULTADOS: Nos sete estudos selecionados, os diagnósticos de enfermagem foram referentes aos temas: amamentação, hipertermia, icterícia, problemas respiratórios, hipotermia, glicemia e cardiopatias, agrupados nas categorias temáticas “Acurácia das características definidoras para o desenvolvimento de diagnósticos de enfermagem do recém-nascido” e “Características definidoras conceituais refinadas para a prática clínica no cuidado ao recém-nascido”. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O diagnóstico de enfermagem adequado está relacionado à expertise do enfermeiro em examinar o recém-nascido, identificar sinais e sintomas, delinear as características definidoras, direcionando para intervenções apropriadas e qualidade da assistência ao recém- nascido hospitalizado.
Palabras clave: Diagnóstico de enfermagem
Recém-nascido
Cuidados de enfermagem
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Bruna Ferreira Mendonça. Características definidoras dos diagnósticos de enfermagem delineados para recém-nascidos hospitalizados: uma revisão integrativa. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29533
Fecha de defensa: 17-jul-2020
Aparece en las colecciones:TCC - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CaracterísticasDefinidorasDos.pdf252.86 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons