Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29494
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-3475-2118 |
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Com as linguagens, as crianças: brincadeiras na educação infantil |
Título(s) alternativo(s): | With languages, children: games in early childhood education |
Autor(es): | Faria, Paula Amaral |
Primeiro orientador: | Cunha, Myrtes Dias da |
Segundo membro da banca: | Bernardes, Maria Irene Miranda |
Terceiro membro da banca: | Rezende, Paula Cristina Medeiros |
Quarto membro da banca: | Silva, Altina Abadia da |
Quinto membro da banca: | Barcelos, Tânia Maia |
Resumo: | A presente pesquisa constituiu-se atravessada por experiências da minha vida, algumas relacionadas com as artes, o que permitiu a constituição dos seguintes questionamentos: por que (re)conhecer linguagens? Quais linguagens as crianças (re)produzem no cotidiano escolar? Como os diálogos com as crianças são construídos e se expressam no cotidiano escolar? Quais são os significados e os sentidos que as crianças expressam no cotidiano escolar? A partir dessas questões, os objetivos foram: construir diálogos com as crianças na escola de educação infantil e compreender como elas praticam linguagens no cotidiano escolar. Simultaneamente às experiências com as artes, tive contato com estudos relacionados ao cotidiano escolar que possibilitaram conhecer outras maneiras de fazer pesquisa, especialmente uma metodologia tecida no próprio processo de pesquisar a partir das relações com os sujeitos da investigação. Esse estudo foi orientado por uma perspectiva qualitativa e inspirado nos princípios da etnografia; também se fundamentou na psicologia histórico-cultural e na sociologia da infância para discutir temas como criança, infâncias, linguagens e cotidiano escolar. A investigação foi desenvolvida, de agosto até dezembro de 2017, na Escola Municipal de educação infantil (EMEI) Prof.ª Rosângela Borges Cunha, especialmente com as crianças, as educadoras e a professora da Turma do Peixe. Registrei o dia a dia vivenciado na escola em notas de campo, analisei-as e selecionei encontros com crianças a fim de responder as questões apresentadas. As análises que realizei estão organizadas em três partes. Na primeira parte, (re)conheci as linguagens praticadas pelas crianças, por exemplo, a fala, os gestos, a dança, a música, a escrita e o desenho, evidenciando os usos e as reinvenções que elas produziram, especialmente nas brincadeiras, indicando similaridade com a arte. A potencialidade das brincadeiras no processo de ensino-aprendizado infantil foi uma grande descoberta. A segunda parte da análise está subdivida em duas: primeiramente, constatei que pensamento e linguagem constituem-se e se expressam na brincadeira através de uma interconexão da imaginação, emoção e gestos aprendidos nas culturas. Em segundo lugar, discuti sobre como a arte também compõe o processo de aprendizado infantil, constituindo um complexo sistema de linguagem. Na terceira parte, discuti como a brincadeira mostrou-se um caminho importante para dialogar com as crianças na escola de educação infantil e compreender suas necessidades, seus interesses, significados e sentidos articulados no cotidiano escolar na relação professor-aluno. Compreendi que professores são fundamentais nesse processo, e, por isso, sinalizo a relevância de formação voltada para o diálogo, para a brincadeira e a arte na relação com crianças. Reconhecer, valorizar e promover práticas infantis de linguagem no cotidiano escolar consiste num ato político de promover uma efetiva participação das crianças na escola e convida os professores a realizarem ações educativas sensíveis e respeitosas às descobertas das crianças e às diversas manifestações culturais. |
Abstract: | The present research is traversed by experiences of my life, some related to the arts, which allowed the constitution of the following queries: Why ac(know)ledge languages? Which types of language do children (re)produce in the school daily life? How are dialogs with children built and how are they expressed in the school daily life? What are the meanings and senses that children express in the daily life at school? From these questions, the objectives were: construct dialogs with the children at the child education school and understand how they practice types of language in the school daily life. Simultaneously with the experiences with the arts, I had contact with studies related to the school daily life which allowed me to learn about other ways of conducting research, especially a methodology woven in the own process of research from the relationships with the subjects of the investigation. This study was oriented by a qualitative perspective and inspired by ethnography principles; it was also based on cultural-historical psychology and on the sociology of childhood in order to discuss themes such as child, childhoods, types of language and the school daily life. The investigation was developed, from August to December 2017, at the child education municipal school (EMEI) Teacher Rosangela Borges Cunha, especially with the children, the educators and the teacher of the Class of Fish. I registered the daily life experienced at the school on field notes, analyzed them and selected meetings with the children so as to respond the questions presented. The analyses that I carried out are organized in three parts. In the first part, I (re)acknowledged the types of language practiced by the children, for example, speaking, gestures, dance, music, writing and drawing, highlighting the uses and reinventions that the children produced, especially when at play, indicating similarity to art. The potentiality of play in the child teaching-learning process was a big discovery. The second part of the analysis is subdivided in two: firstly, I found that thinking and language are constituted and expressed when at play through an interconnexion of imagination, emotion and gestures learned in cultures. Secondly, I discussed how art also composes the child learning process, constituting a complex language system. In the third part, I discussed how play proved to be an important way of communicating with the children at the child education school and understanding their needs, interests, meanings and senses articulated in the school daily life in the relationship teacher-student. I understood that teachers are fundamental in this process, and, for this reason, I signal to the relevance of qualification aimed at dialog, play and art in the relationship with children. Recognizing, valuing and promoting child practices of types of language in the school daily life consists of a political action of promoting an effective participation of children in the educational work and invites teachers to carry out sensitive and respectful educational actions to the discoveries of children and the several cultural manifestations. |
Palavras-chave: | Educação infantil Educação Crianças Linguagens Cotidiano escolar Brincadeiras Child education Children Types of language School daily life Play |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | FARIA, Paula Amaral. Com as linguagens, as crianças: brincadeiras na educação infantil. 2020. 291 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.462. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.462 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29494 |
Data de defesa: | 29-Mai-2020 |
Aparece nas coleções: | TESE - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ComLinguagensCriancas.pdf | Tese | 15.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.