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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29484
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Espacialização dos acidentes de trânsito em Goiânia – GO nos anos 2014, 2015 e 2016 |
Alternate title (s): | Spatialization of traffic accidents in Goiânia - GO in the years 2014, 2015 and 2016 |
Author: | Salles, Beatriz Carneiro Carvalho |
First Advisor: | Ramires, Julio Cesar de Lima |
First member of the Committee: | Ribeiro, Denise Aparecida |
Second member of the Committee: | Soares, Beatriz Ribeiro |
Third member of the Committee: | Ferreira, William Rodrigues |
Fourth member of the Committee: | Magalhães, Maria de Lourdes |
Summary: | Para o Departamento Nacional de Trânsito, acidente de trânsito (AT) é todo evento danoso que envolva o veículo, a via, o homem e/ou animais e para caracterizar-se, é necessário a presença de dois desses fatores. O sistema viário de uma região urbana é o principal ambiente, no qual acontecem os acidentes de trânsito e considerando que o responsável pelo planejamento e gestão deste ambiente é o Poder Público nas três esferas de atuação, espera-se que tais problemas sejam minimizados através de Políticas Públicas, nos mais diversos campos de atuação. O objetivo geral desta tese é caracterizar os acidentes de trânsito na malha urbana de Goiânia – Goiás (Brasil), e como objetivos específicos procurou discutir as políticas de prevenção de acidentes de trânsito, identificar a localização dos pontos críticos desses acidentes na rede viária de Goiânia nos anos 2014, 2015 e 2016. A metodologia adotada respalda-se em um conjunto de procedimentos de coleta de dados ao longo dos anos 2000 para uma contextualização dos AT no Brasil e em Goiânia, e para um período mais curto para demonstrar, as relações existentes entre os acidentes de trânsito em Goiânia as características urbanas de ocorrência do acidente, tomando por base, bancos de dados georreferenciados, de cadastros de acidentes de trânsito nos órgãos públicos de fiscalização e planejamento de mobilidade urbana do município de Goiânia. Considerando o espaço como um bem público e não somente geográfico o poder púbico na sua obrigação de mantenedor da harmonia social deve mitigar ações de vigilância geográfica do espaço urbano e levando em conta a densidade demográfica pois vimos aqui na pesquisa empírica desta tese a espacialidade dos acidentes de trânsito neste contexto, sendo assim conclui que: o espaço em desarmonia com o sistema de espacialidades das cidades provoca o agravo desarmônico convertendo em acidentes. Sendo assim é de suma importância que esse espaço seja avaliado de forma criteriosa e que a partir desta consideração de vigilância geográfica eficiente e eficaz torna se seguro para a população. |
Abstract: | For the National Traffic Department, a traffic accident is any harmful event involving a vehicle, the road, a man and / or animals and to be characterized, the presence of two of these factors is necessary. The road system of an urban region is the main environment in which traffic accidents occur and considering that the responsible for the planning and management of this environment is the Government in the three spheres of activity, it is expected that such problems should be minimized through Public Policies, in the most diverse fields of activity. The general objective of this thesis is to characterize traffic accidents in the urban road network of Goiania, and the specific objectives of this work sought to discuss the policies of prevention of traffic accidents, identify the location of the critical points of these accidents in the Goiânia – Goiás (Brazil) road network in the years 2014, 2015. and 2016,The adopted methodology is based on a set of data collection procedures throughout the 2000s for a contextualization of traffic accidents in Brazil and in the city of Goiania - Brazil, and for a shorter period to demonstrate, the relationships between traffic accidents in Goiânia and the urban characteristics of the accident occurrence, based on georeferenced databases of traffic accident records in public agencies responsible for the supervision and planning of urban mobility in the city of Goiania. Considering space as a public good and not only geographic, the public power in its obligation to maintain social harmony must mitigate actions of geographical surveillance of urban space, as we have seen here in the empirical research of this thesis and concludes that: space in disharmony with the system causes the grievance turning into accidents. Thus, it is of utmost importance that this space be carefully evaluated and that from this consideration of efficient and effective geographic surveillance becomes safe for the population. |
Keywords: | Acidentes de trânsito Geografia urbana Políticas públicas Traffic accidents Urban geography Public policy Geografia |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Geografia |
Quote: | SALLES, Beatriz Carneiro Carvalho. Espacialização dos acidentes de trânsito em Goiânia - GO nos anos de 2014, 2015 e 2016. 2020. 160 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.3906 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.3906 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29484 |
Date of defense: | 19-Feb-2020 |
Appears in Collections: | TESE - Geografia |
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