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dc.creatorSalles, Beatriz Carneiro Carvalho-
dc.date.accessioned2020-07-08T14:54:04Z-
dc.date.available2020-07-08T14:54:04Z-
dc.date.issued2020-02-19-
dc.identifier.citationSALLES, Beatriz Carneiro Carvalho. Espacialização dos acidentes de trânsito em Goiânia - GO nos anos de 2014, 2015 e 2016. 2020. 160 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.3906pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29484-
dc.description.abstractFor the National Traffic Department, a traffic accident is any harmful event involving a vehicle, the road, a man and / or animals and to be characterized, the presence of two of these factors is necessary. The road system of an urban region is the main environment in which traffic accidents occur and considering that the responsible for the planning and management of this environment is the Government in the three spheres of activity, it is expected that such problems should be minimized through Public Policies, in the most diverse fields of activity. The general objective of this thesis is to characterize traffic accidents in the urban road network of Goiania, and the specific objectives of this work sought to discuss the policies of prevention of traffic accidents, identify the location of the critical points of these accidents in the Goiânia – Goiás (Brazil) road network in the years 2014, 2015. and 2016,The adopted methodology is based on a set of data collection procedures throughout the 2000s for a contextualization of traffic accidents in Brazil and in the city of Goiania - Brazil, and for a shorter period to demonstrate, the relationships between traffic accidents in Goiânia and the urban characteristics of the accident occurrence, based on georeferenced databases of traffic accident records in public agencies responsible for the supervision and planning of urban mobility in the city of Goiania. Considering space as a public good and not only geographic, the public power in its obligation to maintain social harmony must mitigate actions of geographical surveillance of urban space, as we have seen here in the empirical research of this thesis and concludes that: space in disharmony with the system causes the grievance turning into accidents. Thus, it is of utmost importance that this space be carefully evaluated and that from this consideration of efficient and effective geographic surveillance becomes safe for the population.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectGeografia urbanapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectTraffic accidentspt_BR
dc.subjectUrban geographypt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleEspacialização dos acidentes de trânsito em Goiânia – GO nos anos 2014, 2015 e 2016pt_BR
dc.title.alternativeSpatialization of traffic accidents in Goiânia - GO in the years 2014, 2015 and 2016pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Ramires, Julio Cesar de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0312771190656101pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Denise Aparecida-
dc.contributor.referee2Soares, Beatriz Ribeiro-
dc.contributor.referee3Ferreira, William Rodrigues-
dc.contributor.referee4Magalhães, Maria de Lourdes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1518658389957074pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoPara o Departamento Nacional de Trânsito, acidente de trânsito (AT) é todo evento danoso que envolva o veículo, a via, o homem e/ou animais e para caracterizar-se, é necessário a presença de dois desses fatores. O sistema viário de uma região urbana é o principal ambiente, no qual acontecem os acidentes de trânsito e considerando que o responsável pelo planejamento e gestão deste ambiente é o Poder Público nas três esferas de atuação, espera-se que tais problemas sejam minimizados através de Políticas Públicas, nos mais diversos campos de atuação. O objetivo geral desta tese é caracterizar os acidentes de trânsito na malha urbana de Goiânia – Goiás (Brasil), e como objetivos específicos procurou discutir as políticas de prevenção de acidentes de trânsito, identificar a localização dos pontos críticos desses acidentes na rede viária de Goiânia nos anos 2014, 2015 e 2016. A metodologia adotada respalda-se em um conjunto de procedimentos de coleta de dados ao longo dos anos 2000 para uma contextualização dos AT no Brasil e em Goiânia, e para um período mais curto para demonstrar, as relações existentes entre os acidentes de trânsito em Goiânia as características urbanas de ocorrência do acidente, tomando por base, bancos de dados georreferenciados, de cadastros de acidentes de trânsito nos órgãos públicos de fiscalização e planejamento de mobilidade urbana do município de Goiânia. Considerando o espaço como um bem público e não somente geográfico o poder púbico na sua obrigação de mantenedor da harmonia social deve mitigar ações de vigilância geográfica do espaço urbano e levando em conta a densidade demográfica pois vimos aqui na pesquisa empírica desta tese a espacialidade dos acidentes de trânsito neste contexto, sendo assim conclui que: o espaço em desarmonia com o sistema de espacialidades das cidades provoca o agravo desarmônico convertendo em acidentes. Sendo assim é de suma importância que esse espaço seja avaliado de forma criteriosa e que a partir desta consideração de vigilância geográfica eficiente e eficaz torna se seguro para a população.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.sizeorduration160pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.3906pt_BR
dc.crossref.doibatchid22f0d610-83ee-4ec2-b34c-ad1cc528251e-
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