Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29457
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9220-9714
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Adaptabilidade e estabilidade de genótipos de algodão colorido utilizando lógica Fuzzy
Autor: Silveira, Victor Martins da
Primer orientador: Sousa, Larissa Barbosa de
Resumen: O algodão é uma das principais culturas do país, com grande importância para a economia. A cada ano se busca aumentar a produtividade, a fim de atender a demanda mundial pela fibra. Assim sendo, programas de melhoramento buscam por genótipos cada vez mais produtivos para recomendação. No entanto, devido a grande diversidade de ambientes em que o algodão é cultivado, torna-se necessário estudos sobre a existência de interação genótipo x ambiente e, caso exista, avaliar a adaptabilidade e estabilidade dos genótipos frente aos estímulos ambientais e sua previsibilidade em relação às oscilações do ambiente. Desta forma, este trabalho teve como objetivo verificar a presença de interação genótipo x ambiente para produtividade em genótipos de algodoeiro de fibra colorida e analisar as classificações dadas pelos métodos Centroide e Eberhart e Russel, a partir da lógica Fuzzy, para adaptabilidade e estabilidade. Os experimentos foram realizados na fazenda experimental Capim Branco, em Uberlândia-MG, na safra 2013/2014, 2014/2015, 2015/2016 e 2016/2017. Foram avaliados 12 genótipos de algodoeiro de fibra colorida, sendo 10 do Programa de Melhoramento Genético do Algodoeiro da Universidade Federal de Uberlândia: UFUJP-01, UFUJP-02, UFUJP-05, UFUJP-08, UFUJP-09, UFUJP-10, UFUJP-11, UFUJP-13, UFUJP-16, UFUJP-17 e duas testemunhas: BRS Rubi e BRS Topázio. O delineamento experimental foi de blocos completamente casualizado com três repetições. As análises realizadas foram: teste F para verificação da interação genótipo x ambiente, teste de Scott-Knott, adaptabilidade e estabilidade pelos métodos Centroide e Eberhart e Russel a partir da lógica Fuzzy. A produtividade apresentou interação GxA, que evidencia o comportamento diferencial dos genótipos frente as oscilações ambientais. Os métodos de análise de adaptabilidade e estabilidade apresentaram baixa concordância entre eles (33,3%), porém, a classificação dada utilizando a Lógica Fuzzy condiz bastante com os comportamentos de produtividade dos genótipos.
Palabras clave: Gossypium hirsutum
Interação GxA
Inteligencia computacional
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA::MELHORAMENTO VEGETAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVEIRA, Victor Martins da. Adaptabilidade e estabilidade de genótipos de algodão colorido utilizando lógica Fuzzy. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29457
Fecha de defensa: 12-dic-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AdaptabilidadeEstabilidadeGenótipos.pdf1.16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.