Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29385
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-6177-6000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O ensino de matemática para crianças com síndrome de Down: saberes teóricos e práticos nas séries iniciais do ensino fundamental |
Título (s) alternativo (s): | The teaching of mathematics to children with Down syndrome: theoretical and practical knowledge in the early grades of elementary school |
Autor: | Silva, Mônica de Faria e |
Primer orientador: | Oliveira, Guilherme Saramago de |
Primer miembro de la banca: | Barauna, Silvana Malusa |
Segundo miembro de la banca: | Arantes, Margareth Gomes Rosa |
Resumen: | Esta pesquisa foi realizada buscando dar resposta à seguinte questão: como vem ocorrendo o processo histórico do ensino da Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental e quais são as estratégias de ensino possíveis para desenvolver o trabalho educativo junto a crianças com síndrome de Down? Diante desse problema, a pesquisa teve por objetivo estudar e conhecer o processo histórico do ensino da matemática nas séries iniciais, visando propor estratégias de ensino que favoreçam a aprendizagem desses alunos, o que nos levou a investigar o processo histórico do ensino e da aprendizagem da matemática; discutir a trajetória da educação especial com foco na criança com síndrome de Down, e identificar possíveis estratégias e metodologias para o ensino de matemática para essas crianças. Para atingir os objetivos e responder ao problema proposto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio de levantamento de publicações científicas sobre os temas e o problema de pesquisa escolhidos, numa abordagem qualitativa, para identificar como os pesquisadores contemporâneos têm tratado os temas propostos, especialmente a partir de 2008, com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência no campo da Educação Inclusiva. As poucas pesquisas encontradas com a temática específica se voltavam para a área médica, para o campo da enfermagem ou de profissionais da saúde em geral (fonoaudiólogos, psicólogos etc.). Esses estudos, via de regra, enfatizam as condições genéticas, físicas e os desdobramentos das mesmas para o crescimento e desenvolvimento da pessoa com síndrome de Down. Porém, poucos se debruçam sobre o ensino e a aprendizagem escolar. Isso demonstra a necessidade do presente estudo como forma de sanar uma lacuna científica, buscando ser mais uma contribuição para estudos e pesquisas no que tange à educação para esse alunado. |
Abstract: | This research was made looking for an answer for the following question: How is the historical proceeding of Math teaching on the early grades of elementary school and what are the possible teaching strategies to develop the educational activities along with Down Syndrom kids? Facing this problem, this research had the objective of studying and recognizing the historical process of math teaching on starting years of school, aiming to propose educational strategies that will support the learning of these children; which led us to investigate the historical mathematics teaching and learning process; discuss the path of special needs education focusing on Down Syndrom children and identify potential strategies and methodologies to the mathematics teaching process for these kids. To fully achieve the objectives and to answer the proposed questioning, a bibliographic research was made through the approach of scientific publications on the chosen topics, in a qualitative approach, to identify how the contemporary researchers are treating the proposed subject-matter, starting specially at 2008 (with the Rights of the Disabled People Convention), in the field of inclusive education. The few researches found approaching this specific subject are geared towards the medical, nursing or general health professionals area (speech therapists, psychologists etc.). These researches, as a rule, emphasize the genetic and physical conditions, along with their consequences for the growth and development of the person with Down Syndrome. However, few focus on the school teaching and learning. This proves the necessity of the present research as a way to heal a scientific gap, seeking to be another contribution for studies and researches, with regard to education for this student. |
Palabras clave: | Educação Matemática Síndrome de Down Educação Inclusiva Deficiência Mathmatics Education Down Syndrom Inclusive Education Deficiency |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | SILVA, Mônica de Faria e. O ensino de matemática para crianças com síndrome de Down: saberes teóricos e práticos nas séries iniciais do ensino fundamental. 2020. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.437 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.437 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29385 |
Fecha de defensa: | 14-may-2020 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EnsinoMatematicaCriancas.pdf | 1.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons