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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1016-9304
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Discursividade de professores de língua inglesa sobre o ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos
Alternate title (s): The discourse of English language teachers about teaching-learning in Youth and Adult Education
Author: Nascimento, Mariana Ruiz
First Advisor: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
First member of the Committee: Szundy, Paula Tatianne Carréra
Second member of the Committee: Guilherme, Maria de Fátima Fonseca
Summary: Considerando que a língua inglesa (LI) faz parte do currículo do ensino fundamental e médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, a presente pesquisa partiu da hipótese de que, ao enunciar sobre o ensino-aprendizagem de LI nesse espaço, os discursos dos professores se constituem como um acontecimento tenso-conflitivo que revela representações e embates sobre os processos de ensinar e aprender nesse contexto. Sendo assim, essa pesquisa se propôs a investigar a discursividade de professores de LI de Uberlândia quando enunciam sobre o processo de ensino-aprendizagem na EJA. Para isso, foram delineadas algumas representações discursivas desses sujeitos quando enunciam sobre a EJA e o processo de ensino-aprendizagem de LI; foram analisadas as inscrições discursivas que constituem e sustentam essas representações; e problematizadas as vozes que sustentam as representações desses professores e suas tomadas de decisões quando enunciam sobre a EJA e os processos de ensino-aprendizagem. Esse trabalho foi fundamentado nos estudos da Linguística Aplicada (LA), da Análise do Discurso Francesa (ADF) e da Análise Dialógica do Discurso (ADD). Para coletar os dados, foi utilizada a proposta de Análise de Ressonâncias Discursivas em Depoimentos Abertos (AREDA), elaborada por Serrani-Infante (1998a), e o corpus foi composto por seis depoimentos de professores de LI de Uberlândia que atuam ou já atuaram na EJA por no mínimo um semestre. A partir da discussão da história da EJA, entende-se que os movimentos que edificaram a EJA no Brasil produzem dizeres que constroem as discursividades sobre a EJA e incidem sobre os processos de constituição identitária dos professores, e raramente destoam das redes de memória que gravitam em torno da docência na EJA. Após o recorte, análise e discussão das representações, conclui-se que é possível que o discurso dos professores de LI da EJA se constitua como um acontecimento tenso-conflitivo porque eles esperam que o aluno da EJA, um aluno colocado como diferente, siga o mesmo padrão de ensino imposto no ensino regular e alcance os mesmos resultados; trata-se de professores que não veem o ensino da LI sendo possível na EJA, e isso pode levá-los a se questionarem porque estão lá; se somente o falante nativo sabe a língua, e os professores precisam dessa língua para ensinar, o processo de ensino-aprendizagem se torna inalcançável e incompleto a seu ver; falta algo ao aluno da EJA, uma falta que os professores não podem suprir. Ademais, infelizmente a EJA ainda é vista mais como uma modalidade de “reparo” voltada aos “atrasados” e “menos capazes” do que um campo de promoção e efetivação do direito à educação.
Abstract: Considering that the English language is part of the curriculum of Youth and Adult Education (YAE) in Brazil, the present research started from the hypothesis that, when enunciating about the teaching-learning of English in this modality, the discourse of teachers reveals tense representations and conflicts about the processes of teaching and learning in this context. Therefore, this research aimed to investigate the discourse of English language teachers of Uberlândia when they enunciate about the teaching-learning process in YAE. For that, we outlined some discursive representations of these teachers when they enunciate about YAE and English language teaching-learning process; we analyzed the discursive inscriptions that constitute and support these representations; problematized the voices that support the representations of these teachers and their decision-making when enunciating about YAE and teaching-learning processes. This research was based on the studies of Applied Linguistics, French Discourse Analysis, and Dialogic Discourse Analysis. To collect the data, we used the Analysis of Discursive Resonances in Open Statements (AREDA), created by Serrani-Infante (1998a), and the corpus was composed of six testimonies of English language teachers from Uberlândia who work or have worked in YAE for at least one semester. Considering the history of YAE, it is understood that the educational movements related to YAE in Brazil produce discourses that build the discourse about YAE and affect the processes of identification, and they rarely differ from the memory around teaching in YAE. After analyzing and discussing the representations, we conclude that it is possible that the discourse of English language teachers of YAE constitutes a tense-conflicting event because they expect the student, placed as different than the regular one, to follow the same teaching standard imposed in regular education and achieve the same results; they are teachers who do not see English teaching being possible in YAE, which can lead them to question why they are there; if only the native speaker knows the language, and the teacher needs it to teach, the teaching-learning processes become unattainable and incomplete in their view; the YAE student lacks something, a lack that the teachers cannot fill. Furthermore, unfortunately, YAE is still seen more like a “repair” modality aimed at the “less capable” instead of a field of promotion and realization of the right to education.
Keywords: Ensino-aprendizagem de língua inglesa
EJA
Formação de professores
English language teaching
Youth and Adult Education
Teacher education
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Quote: NASCIMENTO, Mariana Ruiz. Discursividade de professores de língua inglesa sobre o ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. 2020. 150 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2581.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2581
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29314
Date of defense: 19-Feb-2020
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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